O Bar Bife de ouro, era o local onde o alegre e saudoso Francisco do Bilac patrocinava rodadas de bebidas para os amigos, sempre a conta quem pagava era a Sinhá Moreira.
Em um certo dia, o entusiasmo tomou conta do bar e o Whisky escocês correu solto.Na hora de fechar a conta Francisco chamou a atenção do Wladas :
- Não me complique, é muito whisky, aumenta os bifes e diminui a bebida para a conta ficarmais simpática.
Wladas alegou que não podia cobrar tanto tira-gosto ou com preço tão alto, mas acabou cedendo ao pedido do amigo e fechou a conta com muitos bifes e pouco Whisky.
Wladas por mais que tentasse ajustar a conta, a carne saia sempre com preço muito alto, mas fazer oque, tinha que atender o pedido do amigo.
Passado uns dias Wladas foi procurar Sinhá Moreira, que olhou, leu e honrou a assinatura do sobrinho, pagando a conta. Mas inteligente, sabia que o valor do tira-gosto era para compensar a
bebida e comentou irônica : -Mas por esse preço Wladas, você deve estar servindo é bife de ouro.
Wladas ao reencontrar a turma, contou o ocorrido e todos morreram de rir do apuro passado e exigiram a mudança do nome do bar para Bife de Ouro.
Mentira ou verdade? Ouvi contar e passei para frente, cabe às testemunhas confirmarem !!!!
Agradecimentos ao amigo Ivan Kallas.
Clique abaixo e leia mais
HISTÓRIAS ANTIGAS - LENDAS E CAUSOS
HISTÓRIAS ANTIGAS - LENDAS E CAUSOS
Prezado Fred,
ResponderExcluirJá ouvi essa conversa de mais de uma fonte. O ocorrido é verdadeiro e foram algumas vezes que o Wladas utilizou-se da mesma técnica a pedido do papai!
Só não posso afirmar que a origem do nome seja esta, embora a história a corrobore.
Forte abraço.
Francisco Bilac Filho
Olá Francisco
ResponderExcluirOlá Fred
Obrigado por corroborar o "causo".
Conversando com o filho do Wladas (que tem o mesmo nome) ele também diz ter ouvido a história. Sem detrimento de ter existido no Rio de Janeiro um restaurante Bife de Ouro, do qual o pai era admirador. E que pode ter servido de reforço ao título.
Personagens e causos de nossa terra, uma vez recuperados, nos ajudam a preservar nossa memória e manter nossa identidade como povo.
Caso os amigos e famílias não se ofendam, voltarei a "atacar" com novos contos.
E juro que exagero mas não minto. Só um pouquinho. Rs.
Ivan Kallas
Mais conhecido na rede Linkedin TI-C Especialistas como
O CyberGagáVéio.