quarta-feira, 22 de agosto de 2018

TV FRED CUNHA NEWS - SERIADOS DOS ANOS 60 - TARZAN (1966-1968)





ABERTURA

O Personagem

Tarzan surgiu em outubro de 1912 na revista "All História" já com grande sucesso. E não parou mais. Quando morreu, em 1950, Edgar Rice Burroughs, já tinha escrito vinte e seis livros com o personagem.

CLIQUE AQUI para mais informações e vídeos da série.


O personagem apareceu em mais vinte e quatro livros e em diversos contos avulsos. Outros escritores também escreveram obras com o herói: Barton Werper, Fritz Leiber, Philip José Farmer etc.



A série


     A história de Tarzan é conhecida por todos mas ela veio para a televisão em 1966 com algumas pequenas mudanças no enredo. 

     Primeiro que a sua companheira Jane não aparece durante toda a série, Tarzan era ajudado apenas por uma chimpanzé chamada Chita e pelo órfão Jai (Manuel Padilla Jr). Além disso, ao contrário do cinema, onde o herói utilizava um vocabulário limitado, a versão mostrava um Tarzan mais civilizado e culto.     




O ator convidado para interpretar o Homem Macaco foi Ron Ely, que também fez para o cinema o papel de outro personagem dos quadrinhos, o Doc Savage. Ely ficou famoso por dispensar dublês nas cenas de perigo. Isso resultou em inúmeros acidentes que, de vez em quando, paralisavam a produção. O famoso grito do herói era o mesmo dos filmes para o cinema estrelados por Johnny Weissmuller.
Devido aos altos custos de produção e a queda da audiência, a NBC cancelou Tarzan em 1968. Durante a produção da série, quatro longa metragens foram exibidos, a maioria aproveitando cenários da série.


A História

Na série de televisão, o personagem Earl Greystoke, ainda bebê, fica órfão depois que seus pais americanos morrem em um acidente aéreo no continente africano. Achado e criado pelos grandes macacos, o menino recebe o nome de Tarzan, que significa “Pele Branca”. Não muito tempo depois, o jovem Earl é resgatado pelos parentes e levado para ao seu país de origem, onde recebe educação e entra para a Universidade, tornando-se um fenômeno dos esportes, inclusive no caratê, esporte que ele domina.

Decepcionado com a civilização, Earl volta para a Selva Africana, tornando-se novamente Tarzan. Apesar de algumas diferenças entre a caracterização de Ely com o personagem original de Burroughs, a atuação de Ron é tida por vários autores como a mais próxima do personagem descrito por Burroughs. Evidentemente que nos livros de Burroughs, Tarzan jamais frequentou uma Universidade, mas tinha o dom de aprender as coisas com facilidade.





No Brasil.

O Brasil serviu de locação para alguns episódios do seriado. Os primeiros episódios da série de Tarzan tiveram como cenário o Paraná. Foram rodadas cenas de Tarzan numa pedra sobre as Cataratas do Iguaçu, na tripla fronteira entre Argentina, Paraguai e o Brasil.

A série chegou ao Brasil em 1969 pela extinta TV Excelsior, sendo exibida aos domingos às 19h. sua estreia foi adiada até que a dublagem ficasse pronta, sendo colocada na programação episódios da série Agente da UNCLE. Posteriormente foi apresentada nas tardes da Rede Globo entre os anos de 1972 e 1975.

Em 1977 foi adquirida pelo Sistema Brasileiro de Televisão, sendo mostrada pela TV Record em São Paulo e demais estados e pela TVS no Rio de Janeiro. Na ocasião uma redublagem foi encomendada e realizada pela Herbert Richers. Em 1981 passou a ser exibida apenas no SBT já com o sistema integrado, figurando em vários dias e horários até 1985.

Depois de dois anos fora da televisão brasileira a série retornou pela Warner onde foi apresentada com a dublagem da Herbert Richers até 1989.

Foi ainda apresentada com legendas pelo canal a cabo Retrô no final dos anos 90.


Para relembrar





Clique abaixo para ver e curtir outros seriados
Anos 80 - Dallas   Duro na Queda


CLIQUE AQUI para voltar à página inicial do
FRED CUNHA NEWS