Tá lembrado ???
Vídeo Games dos Anos 70
Telejogo - Telejogo II
TELEJOGO II
Depois do sucesso da primeira versão do Telejogo, a Philco / Ford não perdeu tempo e já em 1978 lançou o Telejogo II.
JOGOS
O Telejogo II conta com o repertório fixo de 10 jogos em sua memória sem direito a adições, nem outras opções de jogos. Todos eles, é claro, são variações criativas de pong. Segue a lista especificando cada um deles abaixo:
CLIQUE AQUI para mais informações deste e de outros
Vídeo Games lançados nos anos 70
1 - Hokey: jogo para dois jogadores, consiste em colocar a bola na “trave” adversária para fazer pontos, cada jogador conta com 2 barras que se movem ao mesmo tempo executando os mesmos comandos, uma mais atrás mais próxima da Trave e outra mais próxima do meio campo.
2 - Tênis: jogo para dois jogadores, consiste em rebater a bola até que ela chegue na extremidade horizontal da tela do adversário para assim fazer pontos. Cada jogador conta com uma barra pra fazer o rebate.
3 - Paredão I: jogo para um jogador, para fazer pontos você precisa rebater a bola de volta para o paredão com sua barra sem deixar que ela passe por você, caso ela passe contará como ponto para o adversário que na realidade é a própria máquina
4 - Paredão II: o mesmo que o Paredão I, mas adaptado para dois jogadores, agora o segundo jogador controla uma barra e deve impedir que a bola chegue ao paredão.
5 - Basquete I: jogo para um jogador, onde a bola deve ser rebatida até que acerte a “cesta” para fazer pontos.
6 - Basquete II: o mesmo que o Basquete I, mas adaptado para dois jogadores.
7 - Futebol: jogo para dois jogadores, consiste em colocar a bola em uma abertura no meio da extremidade horizontal adversária para fazer pontos. Cada jogador conta com 2 barras que se movem ao mesmo tempo executando os mesmos comandos, sendo uma mais atrás mais próxima da Trave e outra mais próxima do meio campo.
8 - Barreira: jogo para dois jogadores, cada um controla 3 barras verticais sempre separadas umas das outras pela barra do adversário e se movem simultaneamente ao comando do jogador. Tem pequenos espaços nelas para permitir a bola passar pelas barras e chegar a extremidade horizontal do adversário para assim marcar pontos.
9 - Tiro ao alvo I: jogo para uma pessoa, que controla um marcador com forma de cruz e que devem ser colocadas em cima das bolas que passam pela tela e acertá-las atirando com o botão do controle assim marcando pontos.
10 - Tiro ao alvo II: o mesmo que o Tiro ao alvo I, mas adaptado para dois jogadores.
Os joysticks são confortáveis, e bem macios, evitando dores nas mãos em caso de partidas muito longas.
Mais uma vez a Philco / Ford caprichou no acabamento, dessa vez utilizando madeira mais clara, dando um toque bem agradável ao aparelho. Outro ponto interessante do design, é que o Telejogo II (assim como o Telejogo) não é simplesmente uma cópia de algum “Pong” estrangeiro, e sim um projeto totalmente brasileiro, mostrando que os fabricantes nacionais tinham total capacidade de concorrer com os aparelhos importados.
TELEJOGO
Lançado em 1977 pela Philco/ Ford.
Curiosidades :
- Não possuia joysticks
- Os jogadores tinham que sentar um ao lado do outro e dividir o mesmo console
O Telejogo foi o primeiro console brasileiro. Lançado em 1977, vinha com apenas três jogos instalados: Futebol, Tênis e Paredão. Graficamente, os elementos pareciam ter saído de um pôster modernista: retângulos representavam os jogadores (que só se moviam para cima ou para baixo, através de botões giratórios) e até a bola era quadrada. Mas a novidade era tanta que virou febre, para quem podia pagar, é claro.
O aparelho tinha um acabamento chique para a época. Com detalhes em madeira e alumínio, trazia poucos botões: liga e desliga, treino ou jogo, canais 3 ou 4, seletor de jogo e iniciar jogo. Por dentro, uma simples placa de circuito e um chip General Instruments AY-3-8500.
- Não possuia joysticks
- Os jogadores tinham que sentar um ao lado do outro e dividir o mesmo console
“Com apenas 8 bits, o Telejogo foi um produto 100% brasileiro, conforme revela Cristóvão Remédios, engenheiro da Philco que trabalhou no lançamento do aparelho. ‘Ele surgiu depois que um fornecedor de rádios apareceu com circuito integrado que era a base para um game’, lembra Remédios. Era o circuito do Pong (o Paredão), o primeiro videogame americano. ‘Mas apenas a base do circuito era igual. Todo o resto fizemos aqui.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário