Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

MÁQUINA DO TEMPO - BRINQUEDOS DOS ANOS 70 - VÍDEO GAMES - PARTE 1


Tá lembrado ???
Vídeo Games dos Anos 70 
Telejogo - Telejogo II 




TELEJOGO II



     Depois do sucesso da primeira versão do Telejogo, a Philco / Ford não perdeu tempo e já em 1978 lançou o Telejogo II.

    JOGOS 

     O Telejogo II conta com o repertório fixo de 10 jogos em sua memória sem direito a adições, nem outras opções de jogos. Todos eles, é claro, são variações criativas de pong. Segue a lista especificando cada um deles abaixo:

CLIQUE AQUI para mais informações deste e de outros 
Vídeo Games lançados nos anos 70



1 - Hokey: jogo para dois jogadores, consiste em colocar a bola na “trave” adversária para fazer pontos, cada jogador conta com 2 barras que se movem ao mesmo tempo executando os mesmos comandos, uma mais atrás mais próxima da Trave e outra mais próxima do meio campo.
2 - Tênis: jogo para dois jogadores, consiste em rebater a bola até que ela chegue na extremidade horizontal da tela do adversário para assim fazer pontos. Cada jogador conta com uma barra pra fazer o rebate.
3 - Paredão I: jogo para um jogador, para fazer pontos você precisa rebater a bola de volta para o paredão com sua barra sem deixar que ela passe por você, caso ela passe contará como ponto para o adversário que na realidade é a própria máquina
4 - Paredão II: o mesmo que o Paredão I, mas adaptado para dois jogadores, agora o segundo jogador controla uma barra e deve impedir que a bola chegue ao paredão.
5 - Basquete I: jogo para um jogador, onde a bola deve ser rebatida até que acerte a “cesta” para fazer pontos.
6 - Basquete II: o mesmo que o Basquete I, mas adaptado para dois jogadores.
7 - Futebol:  jogo para dois jogadores, consiste em colocar a bola em uma abertura no meio da extremidade horizontal adversária para fazer pontos. Cada jogador conta com 2 barras que se movem ao mesmo tempo executando os mesmos comandos, sendo uma mais atrás mais próxima da Trave e outra mais próxima do meio campo.
8 - Barreira: jogo para dois jogadores, cada um controla 3 barras verticais sempre separadas umas das outras pela barra do adversário e se movem simultaneamente ao comando do jogador. Tem pequenos espaços nelas para permitir a bola passar pelas barras e chegar a extremidade horizontal do adversário para assim marcar pontos.
9 - Tiro ao alvo I: jogo para uma pessoa, que controla um marcador com forma de cruz e que devem ser colocadas em cima das bolas que passam pela tela e acertá-las atirando com o botão do controle assim marcando pontos.
10 - Tiro ao alvo II: o mesmo que o Tiro ao alvo I, mas adaptado para dois jogadores.



   Além dos 10 jogos dessa versão, outro detalhe que se destaca no Telejogo II são os joysticks. Com eles não era mais necessário ficar perto do console para poder jogar (bem diferente do 1° modelo).


     Os joysticks são confortáveis, e bem macios, evitando dores nas mãos em caso de partidas muito longas.



     Mais uma vez a Philco / Ford caprichou no acabamento, dessa vez utilizando madeira mais clara, dando um toque bem agradável ao aparelho. Outro ponto interessante do design, é que o Telejogo II (assim como o Telejogo) não é simplesmente uma cópia de algum “Pong” estrangeiro, e sim um projeto totalmente brasileiro, mostrando que os fabricantes nacionais tinham total capacidade de concorrer com os aparelhos importados.



TELEJOGO
Lançado em 1977 pela Philco/ Ford.

     O Telejogo foi o primeiro console brasileiro. Lançado em 1977, vinha com apenas três jogos instalados: Futebol, Tênis e Paredão. Graficamente, os elementos pareciam ter saído de um pôster modernista: retângulos representavam os jogadores (que só se moviam para cima ou para baixo, através de botões giratórios) e até a bola era quadrada. Mas a novidade era tanta que virou febre, para quem podia pagar, é claro.



O aparelho tinha um acabamento chique para a época. Com detalhes em madeira e alumínio, trazia poucos botões: liga e desliga, treino ou jogo, canais 3 ou 4, seletor de jogo e iniciar jogo. Por dentro, uma simples placa de circuito e um chip General Instruments AY-3-8500.


Curiosidades : 
- Não possuia joysticks

- Os jogadores tinham que sentar um ao lado do outro e dividir o mesmo console 

“Com apenas 8 bits, o Telejogo foi um produto 100% brasileiro, conforme revela Cristóvão Remédios, engenheiro da Philco que trabalhou no lançamento do aparelho. ‘Ele surgiu depois que um fornecedor de rádios apareceu com circuito integrado que era a base para um game’, lembra Remédios. Era o circuito do Pong (o Paredão), o primeiro videogame americano. ‘Mas apenas a base do circuito era igual. Todo o resto fizemos aqui.”










Tá Lembrado ???




CLIQUE AQUI para voltar à página inicial do
FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário