sexta-feira, 13 de abril de 2018

MÁQUINA DO TEMPO - BRINQUEDOS DOS ANOS 80 - JOGOS


TÁ LEMBRADO !!!
Jogos dos Anos 80
CILADA - BOCA RICA - CARA A CARA - BATALHA NAVAL - BLEFE DE MESTRE



Blefe de Mestre
 Lançado em 1985 pela Estrela 

Indicação:
- Idade: 10 anos
- Duração média da partida: 60 min.
- Numero participantes: 3 - 4 

     O inesperado e a alegria não param de acontecer em Blefe de Mestre. Escolha uma das frases escritas nas 100 cartas, para você e seus amigos completarem do jeito que quiserem.

     Cada jogador escreve uma resposta no seu bloquinho especial, sem deixar que os outros vejam. Depois, todos terão que adivinhar quem é o autor de cada resposta. Procure escrever alguma coisa diferente e engraçada, um blefe de mestre! E ninguém vai conseguir acertar que a resposta é sua. 

      Com isso você vai aumentando seus pontos e as chances de ganhar o jogo. E quando você adivinha quem escreveu as outras respostas, faz mais pontos ainda! Todo mundo vai se surpreender e dar boas risadas quando os autores forem revelados: características inesperadas podem parecer num velho amigo. BLEFE DE MESTRE. Quanto mais imaginação, maior a diversão. 


     É composto por 100 cartas com frases para completar, 4 capas de plástico de proteção e blocos com fichas para escrever a frase.



CLIQUE AQUI para ver, curtir e ter mais informações de outros jogos da MÁQUINA DO TEMPO - BRINQUEDOS DOS ANOS 80 - JOGOS






Batalha Naval Grasslite 
Lançado em 1980 pela Glasslite

APARECE UM NAVIO INIMIGO NO HORIZONTE! PREPARAR! FOGO!

     Essa era a frase na caixa e que resume bem este jogo que marcou a infância de muita gente nos anos 80.
      Um jogo muito divertido onde o objetivo era bombardear a frota de seu adversário e afunda-la antes que ele fizesse isto com a sua.
   
   Um console plástico simulava o comando de uma torre de canhões naval, que era ligada a um tipo de periscópio(telêmetro), onde você podia mirar os navios inimigos.    Esferas de metal eram as balas que colocadas em um orifício em cima do canhão eram engatilhadas. O mar era representado por uma superfí­cie metálica que tinha sobre ela uma outra superfí­cie de plástico azul translúcido com espaço suficiente para as esferas correrem entre elas como se fossem torpedos submersos.

     Quando você apertava uma pequena alavanca atrás da torre dos canhões as esferas eram liberadas em direção ao navio que vc havia mirado. Estes ficavam sobre a superfície plástica com uma pequena quilha submersa que era o verdadeiro alvo.


   Dado o início da batalha, era uma correria só para derrubar os navios e catar as esferinhas que atravessavam o "mar" e caiam em um suporte abaixo do periscópio.
    Dava para rir um bocado!




CARA A CARA
Lançado em 1986 pela Estrela




     Cara a Cara foi um jogo de tabuleiro lançado em 1986 pela empresa Estrela.

     O objetivo do jogo é através de perguntas e raciocínio lógico, descobrir o personagem do seu adversário.







Preparação e Regras

1. Cada jogador escolhe um dos tabuleiros, coloca-o com o lado da fenda virado para si.



2. Embaralhe as cartas amarelas e espalhe-as sobre a mesa. Cada jogador tira uma carta e coloca-a na fenda do seu tabuleiro. Mas cuidado! Não deixe seu adversário ver, pois esta é a cara que ele terá de adivinhar!
3. Agora, faça perguntas para ir descobrindo as características da cara que você tem que adivinhar. IMPORTANTE: cada um dos jogadores faz só uma pergunta de cada vez. Na hora de responder, cuidado para não falar demais! Diga só sim ou não.






Pergunte por exemplo: “Tem olhos azuis?” Se a resposta for “não”, abaixe todas as molduras com caras que tiverem olhos azuis, para eliminá-las da partida. Se a resposta for “sim”, abaixe todas as caras que não tiverem olhos azuis. Depois, é a vez de seu adversário fazer uma pergunta e assim por diante.


4. Você pode perguntar ao adversário se a cara é de um homem ou de uma mulher. Mas esta não pode ser sua primeira pergunta.
5. Se você acha que sabe de quem é a cara do seu adversário, pode tentar adivinhar a qualquer momento. Se você adivinhar errado, perderá a partida. Se você adivinhar corretamente! Então você ganha a partida.




BOCA RICA 
Foi lançado no ano de 1984 pela Estrela.

     Lançado pela primeira vez em 1984, o Boca Rica tornou-se um clássico.



     Os jogadores recebem fichas que vão sendo inseridas no cofre. O jogador que com sua ficha conseguir abrir a porta da barriga do cofrinho, ou melhor, do Boca Rica, ganha tudo o que estiver lá dentro! Para isso acontecer é preciso sorte, pois nunca se sabe quando a portinha será aberta. O grande vencedor é aquele que tiver acumulado mais moedas ao longo das rodadas.




    Para crianças a partir de 5 anos. 




CILADA 
lançado em novembro de 1985 pela Estrela.

     Na ocasião de seu lançamento, era anunciado como "50 quebra-cabeças que podem vencer você".
     Consiste em um tabuleiro de dupla face verde que possui encaixes de três formas geométricas (quadrado, cruz e círculo).    


     Ao se abrir o fecho no meio do tabuleiro há um espaço onde as peças brancas do jogo são guardadas. Cada peça tem as formas de encaixe para sem utilizadas no tabuleiro, e um código em alto-relevo, e dentro do tabuleiro há também em alto-relevo a solução possível para cada uma das 50 variações de jogo, tendo como base, os códigos de cada peça do jogo.


     Pode ser jogado por apenas um jogador. O objetivo do jogo é encaixar as peças no tabuleiro sem deixar qualquer espaço vazio no tabuleiro. Caso o jogador não consiga preencher os espaços do tabuleiro, ele cai na "cilada" do jogo, não tendo como resolver o problema, consequentemente sendo declarado o perdedor do jogo.       Quando o tabuleiro é totalmente preenchido com as peças, o jogador vence.

     Com uma lógica simples, e ao mesmo tempo desafiadora, não é um brinquedo tão caro, a ponto de até os dias atuais, o jogo figurar entre os mais vendidos.

Caixa atual do jogo




CLIQUE AQUI  para voltar à página inicial do
FRED CUNHA NEWS