Última atualização
Foto 109 - Poliana Paiva Teles ( 1983 )
CLIQUE AQUI e veja mais fotos e os nomes dos personagens do
BLOCO DOS DEMOCRÁTICOS DOS ANOS 70 E 80 - PARTE 4
Foto 104 - Carro Alegórico 1987 - Rachel Cunha Costa
Foto enviada por Pércio Costanti de Araujo
Foto 99 - Carro Alegórico
Foto enviada por Pércio Costanti de Araujo
Foto 94 - Edna Magalhães ( 1980 )
Foto enviada por Pércio Costanti de Araujo
Foto 89 - Corpo do bloco descendo o morro
Foto 84 - Carro alegórico 1975 - Faltam os nomes
Foto 79 - Faltam os nomes !!! (1975)
Foto 74 - Porta estandarte (1975)
Foto enviada por Breno Souza Vianna
Foto 69 - Orlando Costa (Rei), Marilia Furtado,
Frederico Cunha Costa (Rei Mirim) e Flávia Paoli (Rainha Mirim) - 1980
Foto 64 - Susi Moreira Carvalho (Rainha) e as irmãs Elaine e Erica Azevedo - Carro Alegórico 1980
Foto 59 - Carro Alegórico da Rainha Daniella Beraldo Rodrigues - 1979
Foto 56 - Celeste Capistrano e Vitor Grilo (1979)
Foto 39 - Cristina Kallás e Emilson Soares Saretti
Foto 38 - Cláudia Adami e Edésio Magalhães
Foto 37 - Carro Alegórico
Foto 36 - Carro alegórico \
Foto 34 - Carro Alegórico
Foto 33 - Carro alegórico - Adriana Rezek
Foto enviada por Lílian Pivoto Azevedo
Foto 32 - Marcio Rennó (Marcinho) e Lílian Pivoto Azevedo -1983
Foto enviada por Adriano Jurioli
Foto 31 - Christiane Franqueira Carneiro
Fred lhe envio este texto. Se tiver interesse em publicá-lo, fique à vontade.
ResponderExcluirUm pouco da história da alma do carnaval santa - ritense: Ride Palhaço e Democráticos Parte I
1975
O ano foi marcado pelo retorno dos dois blocos depois de 15 anos de desativação. Ride desfilou em três noites: sábado, domingo e terça. O Demo em duas: domingo e terça. Na noite mais esperada, como era tradição, a terça - feira, o Ride apresentou uma fantasia de pescador e decepcionou a todos, nem mesmo um carro alegórico foi produzido. Já o Demo trouxe o tema Bandeira Branca, tudo estava lindo e o carro alegórico estava arrebatador. Não existem dúvidas sobre a superioridade dos Democráticos naquela noite. Tanto que muitos do Ride na época a reconheceram.
1977
Uma tentativa não bem sucedida reuniu em um único bloco os simpatizantes e apaixonados dos dois rivais carnavalescos. Era os Milionários da Alegria. Mas, a tradicional rivalidade não foi capaz de dar continuidade a essa união. Em 1978, Ride e Demo estavam de volta e mais rivais do que nunca.
1978
Ambos os blocos fizeram duas apresentações temáticas: domingo e terça. Na terça, o Ride trouxe a Noite Havaiana, uma bela e bem cuidada apresentação. Afinal, era preciso apagar a má impressão que ficou de 1975. Os Democráticos, encantaram com suas Rumbeiras, predominantemente em dourado e laranja e uma alegoria primorosa composta de adultos e crianças.
1979
Nesse ano comemorava-se os 45 anos do Ride. Esse carnaval inovou ao ser criada a noite infantil. Antes as crianças saiam juntas as apresentações dos adultos. Foi mantida duas noites temáticas adultas: domingo e terça e a noite infantil ficou na segunda - feira.
A noite de domingo mostrou que o ano seria deslumbrante. Ride Palhaço com seus Pierrôs e Colombinas ao som da música Turbilhão de Moacir Franco, emocionou e marcou época, transformando a música num símbolo da agremiação. Com um belo carro composto de alegorias em movimento, o bloco deixou seu recado. Os Democráticos, com sua Noite em Sevilha, fez uma apresentação primorosa e levou ao delírio com sua alegoria composta de um leque e um violão espanhol que girava com a destaque principal em cima do violão. Um show!!!!!!!!
Na segunda, a estreia dos blocos infantis. O Ride saiu de palhacinhos com o tema intitulado " O Amanhã". Os Democráticos, trouxeram mimosas rumbeirinhas, tema da noite de terça do ano anterior e com o mesmo carro só que com modificações adequadas a temática infantil.
Na terça - feira, a grande noite. O Ride com seu "Rei Salomão e Rainha de Sabá" arrasou. Predominou as cores oficiais do bloco e as fantasias e alegorias, refletiam luxo, bom gosto e o acabamento dos carros fizeram a diferença. Os Democráticos, com o tema " O Sonho Azul de Semíramis", provocou um forte impacto visual com as cores azul e branco e os efeitos provocados pelos adereços de mão trazidos pelos rapazes. Um belo carro representando o trono de Semíramis encerrava mais uma bela apresentação do tradicional bloco.
Continuação do texto
ResponderExcluir1980
A mesma estrutura de apresentações de 1979 foi mantida para 1980, ano dos 45 anos do bloco em preto e branco. Duas noites adultas: domingo e terça e na segunda, a noite infantil.
No domingo, o Ride com o tema "Festa Oriental" ( Noite Japonesa), mostrou todo o seu potencial, tendo no carro um dragão que soltava fumaça um fechamento espetacular. O Demo, com colombinas e pierrôs em uma noite em Veneza, mostrou uma mimosidade encantadora. O carro representando Veneza foi para lá de formidável.
A noite infantil sofreu com a chuva forte. O Ride arriscou com suas "sinhazinhas e moleques de Debret", a chuva não esperou e acompanhou a apresentação. Uma apresentação luxuosíssima. As crianças democráticas desfilaram na terça, na parte da tarde. Com o tema "Peter Pan", encantou pela criatividade e o navio do Capitão Gancho.
Na terça, o Ride com o tema "Rei Sol e Rainha Aurora" ( Arco - Íris), trouxe o que talvez seja uma das suas mais espetaculares apresentações. Um luxo, um glamour, fantasias de beleza e bom gosto extremos, um colorido de provocar delírio e suspiro. Alegorias simples, mas bem acabadas, compostas de destaques de beleza sem igual envolvidas num efeito visual de cores alucinantes. Os Democráticos apostaram no tema " Atlântida, o continente submerso. Um espetacular mar rosa e azul desceu o morro encantando a todos e um fechamento sem igual: um carro com uma concha em movimentos de translação e rotação acompanhada por dois golfinhos suspensos no ar, truque esse que a todos intrigou.
1981
A apresentação exclusiva do Ride trouxe novidades: o fim da noite temática adulta de domingo. Sendo essa substituída pela criação do blocão do Ride e uma das melhores apresentações infantis do bloco. Os palhacinhos siderais. Tudo estava perfeito. A mistura de espaço sideral e palhaços deu muito certo.
Na terça, o tema "Zeus e Afrodite" (Noite Grega) mostrou beleza,luxo e bom gosto. Memorável!!!!!!!!!
1982
Mais uma apresentação exclusiva do Ride, tendo como destaque a noite de terça, onde coloridas rumbeiras contornaram a praça. Essa apresentação mostrou toda a criatividade dessa agremiação que transformou as fantasias de 1980 em deslumbrantes rumbeiras em 1982.
Obs: A parte II dessa história começa em 1983, com o retorno dos Democráticos reascendendo a velha rivalidade. Grandes momentos carnavalescos iriam ser escritos na praça Santa Rita por esses dois blocos, símbolos máximos da cultura da cidade.
Prof. Anderson ( Professor de História e Historiador)
Em 1978 foi aoresentacao exclusiva do Democraticos esta errado o texto
ResponderExcluir