Yamaha RD 50 foi uma motocicleta fabricada pela Yamaha, equipada com motor 2 tempos de 50cc³. Inicialmente era importada oficialmente pela Yamaha, mas em 1974 passou a ser produzida em Guarulhos, São Paulo, sendo esta a primeira motocicleta produzida no Brasil.
CLIQUE AQUI para mais informações e imagens da
YAMAHA RD 50

O motor era de dois tempos, capacidade de 50 cm3, monocilíndrico, refrigerado a ar, com sistema de lubrificação automática (autolube) e que entregava 6,3 cv de potência a 9.500 rpm e um torque de 0,5 kgfm a 6.500 rpm. Era suficiente para um bom desempenho. A velocidade máxima era de 90 km/h e a moto acelerava de 0 a 60 km/h em 9,8 segundos.

A caixa de mudanças é de cinco marchas, algo notável para uma 50cc3.
A caixa mostra ótimo escalonamento de marchas, evitando as constantes trocas de marcha e o "buraco" entre uma marcha e outra, um grande problema em motos de baixa cilindrada.

Os freios caracterizam-se por utilizar tambor de acionamento mecânico,totalmente compatível a proposta da RD 50, e eficientes levando em conta o baixo peso da motocicleta.
Sua pequena bateria de 6 volts alimenta o sistema de piscas e luzes de freio, enquanto motor e o conjunto óptico são mantidos pelo seu gerador, que cumpre bem seu papel.

A produção do modelo de 50cc aconteceu entre 1974 e 1978, mas marcou a indústria da motocicleta no país e continua viva no coração e nas coleções de muitos aficionados pelo modelo até hoje.
Esta foi minha primeira moto. Igualzinha a esta azul da foto. Era ano 75. Comprei ela em 1977 quando eu estava com apenas 16 anos. Desde então, nunca mais fiquei sem moto. Sinto muitas saudades da minha querida cinquentinha...
ResponderExcluirGostaria de saber se a RD 50 saiu de fabrica na cor amarelo.
ResponderExcluir