Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2020

MÁQUINA DO TEMPO - BRINQUEDOS DOS ANOS 70 E 80 - JOGOS


TÁ LEMBRADO

ABRE-TE SÉSAMO - AGUAPLAY - BATALHA NAVAL - BLEFE DE MESTRE - BOCA RICA - CAI-NÃO-CAI - CARA A CARA - CILADA - FOGO CRUZADO - FUGA MALUCA - GENIUS - MERLIN - PEGA PEGA - PENSE BEM - PULA PIRATA SUPER TRUNFO  





ANOS 80

Blefe de Mestre
 Lançado em 1985 pela Estrela 

Indicação:
- Idade: 10 anos
- Duração média da partida: 60 min.
- Numero participantes: 3 - 4 

     O inesperado e a alegria não param de acontecer em Blefe de Mestre. Escolha uma das frases escritas nas 100 cartas, para você e seus amigos completarem do jeito que quiserem.



CLIQUE AQUI  para mais informações e fotos deste e de outros jogos lançados nos Anos 70 e 80


     Cada jogador escreve uma resposta no seu bloquinho especial, sem deixar que os outros vejam. Depois, todos terão que adivinhar quem é o autor de cada resposta. Procure escrever alguma coisa diferente e engraçada, um blefe de mestre! E ninguém vai conseguir acertar que a resposta é sua. 

      Com isso você vai aumentando seus pontos e as chances de ganhar o jogo. E quando você adivinha quem escreveu as outras respostas, faz mais pontos ainda! Todo mundo vai se surpreender e dar boas risadas quando os autores forem revelados: características inesperadas podem parecer num velho amigo. BLEFE DE MESTRE. Quanto mais imaginação, maior a diversão. 


     É composto por 100 cartas com frases para completar, 4 capas de plástico de proteção e blocos com fichas para escrever a frase.





Batalha Naval
Lançado em 1980 pela Glasslite

APARECE UM NAVIO INIMIGO NO HORIZONTE! PREPARAR! FOGO!

     Essa era a frase na caixa e que resume bem este jogo que marcou a infância de muita gente nos anos 80.
      Um jogo muito divertido onde o objetivo era bombardear a frota de seu adversário e afunda-la antes que ele fizesse isto com a sua.

   Um console plástico simulava o comando de uma torre de canhões naval, que era ligada a um tipo de periscópio(telêmetro), onde você podia mirar os navios inimigos.    Esferas de metal eram as balas que colocadas em um orifício em cima do canhão eram engatilhadas. O mar era representado por uma superfí­cie metálica que tinha sobre ela uma outra superfí­cie de plástico azul translúcido com espaço suficiente para as esferas correrem entre elas como se fossem torpedos submersos.

     Quando você apertava uma pequena alavanca atrás da torre dos canhões as esferas eram liberadas em direção ao navio que vc havia mirado. Estes ficavam sobre a superfície plástica com uma pequena quilha submersa que era o verdadeiro alvo.


   Dado o início da batalha, era uma correria só para derrubar os navios e catar as esferinhas que atravessavam o "mar" e caiam em um suporte abaixo do periscópio.
    Dava para rir um bocado!





CARA A CARA
Lançado em 1986 pela Estrela



     Cara a Cara foi um jogo de tabuleiro lançado em 1986 pela empresa Estrela.

     O objetivo do jogo é através de perguntas e raciocínio lógico, descobrir o personagem do seu adversário.



Preparação e Regras

1. Cada jogador escolhe um dos tabuleiros, coloca-o com o lado da fenda virado para si.


2. Embaralhe as cartas amarelas e espalhe-as sobre a mesa. Cada jogador tira uma carta e coloca-a na fenda do seu tabuleiro. Mas cuidado! Não deixe seu adversário ver, pois esta é a cara que ele terá de adivinhar!
3. Agora, faça perguntas para ir descobrindo as características da cara que você tem que adivinhar. IMPORTANTE: cada um dos jogadores faz só uma pergunta de cada vez. Na hora de responder, cuidado para não falar demais! Diga só sim ou não.

Pergunte por exemplo: “Tem olhos azuis?” Se a resposta for “não”, abaixe todas as molduras com caras que tiverem olhos azuis, para eliminá-las da partida. Se a resposta for “sim”, abaixe todas as caras que não tiverem olhos azuis. Depois, é a vez de seu adversário fazer uma pergunta e assim por diante.


4. Você pode perguntar ao adversário se a cara é de um homem ou de uma mulher. Mas esta não pode ser sua primeira pergunta.
5. Se você acha que sabe de quem é a cara do seu adversário, pode tentar adivinhar a qualquer momento. Se você adivinhar errado, perderá a partida. Se você adivinhar corretamente! Então você ganha a partida.




BOCA RICA 
Foi lançado no ano de 1984 pela Estrela.

     Lançado pela primeira vez em 1984, o Boca Rica tornou-se um clássico.


     Os jogadores recebem fichas que vão sendo inseridas no cofre. O jogador que com sua ficha conseguir abrir a porta da barriga do cofrinho, ou melhor, do Boca Rica, ganha tudo o que estiver lá dentro! Para isso acontecer é preciso sorte, pois nunca se sabe quando a portinha será aberta. O grande vencedor é aquele que tiver acumulado mais moedas ao longo das rodadas.


    Para crianças a partir de 5 anos. 




CILADA 
lançado em novembro de 1985 pela Estrela.

     Na ocasião de seu lançamento, era anunciado como "50 quebra-cabeças que podem vencer você".
     Consiste em um tabuleiro de dupla face verde que possui encaixes de três formas geométricas (quadrado, cruz e círculo).
  



     Ao se abrir o fecho no meio do tabuleiro há um espaço onde as peças brancas do jogo são guardadas. Cada peça tem as formas de encaixe para sem utilizadas no tabuleiro, e um código em alto-relevo, e dentro do tabuleiro há também em alto-relevo a solução possível para cada uma das 50 variações de jogo, tendo como base, os códigos de cada peça do jogo.

     Pode ser jogado por apenas um jogador. O objetivo do jogo é encaixar as peças no tabuleiro sem deixar qualquer espaço vazio no tabuleiro. Caso o jogador não consiga preencher os espaços do tabuleiro, ele cai na "cilada" do jogo, não tendo como resolver o problema, consequentemente sendo declarado o perdedor do jogo.       Quando o tabuleiro é totalmente preenchido com as peças, o jogador vence.

     Com uma lógica simples, e ao mesmo tempo desafiadora, não é um brinquedo tão caro, a ponto de até os dias atuais, o jogo figurar entre os mais vendidos.

Caixa atual do jogo






GENIUS (ESTRELA)
Lançado em 1980

     Genius era um brinquedo muito popular na década de 1980 e que buscava estimular a memorização de cores e sons. Lançado em 1980 pela Estrela foi o primeiro jogo eletrônico vendido no Brasil

     Com um formato semelhante a um OVNI, possuía botões coloridos que emitiam sons harmônicos e se iluminavam em seqüência. Cabia aos jogadores repetir o processo sem errar. 







Tinha 3 jogos: 
1 - Repita a seqüência
2 - Crie sua própria seqüência
3 - Repita a seqüência, agora apertando somente uma cor


     Foi um verdadeiro fenômeno de vendas no qual não só as crianças podiam brincar , mas a família toda poderia jogar junto!




Merlin  - Estrela
lançado em 1981
     O Merlin foi um brinquedo fabricado no Brasil pela Estrela, sob licença da empresa Parker Brothers.

     Era um painel vermelho com botões com o formato de um telefone sem fio, que era uma espécie de mini computador.
Continha seis jogos:
1- Jogo da velha
2- Máquina musical
3- Eco
4- Faça 13 (um jogo como Vinte e Um ou Sete e Meio)
5- Quadrado mágico
6- Código Secreto: o objetivo era descobrir um número com vários dígitos, a cada tentativa era informado quantos dígitos estavam corretos e nas posição corretas e quantos estavam corretos mas na posições incorretas.
    
 Todos os jogos tinham nove níveis de dificuldade.

     Foi bem vendido, porque praticamente não havia concorrentes.












PENSE BEM
Lançado em 1988 pela Tec Toy

     ''Muito mais do que um brinquedo, quase um computador''. 
     De fato, pode-se dizer que este brinquedo foi um dos primeiros ''notebooks'' da história pelo seu visual, que lembra um pouco os ''notes'' de hoje. Era recomendável para meninos e meninas a partir dos 6 anos de idade e vinha com 10 jogos, com temas variados, desde matemática até música. Era um teste conhecimentos gerais, com perguntas difíceis e desafiantes para seus jogadores, acompanhado de um livro de atividades ''programadas'', ricamente ilustrado e totalmente colorido.  Em algumas versões, vinha um personagem infantil famoso: Tio Patinhas, Pato Donald, Turma da Mônica e até o Sonic. 

     O Pense Bem tinha um teclado com 32 botões sensíveis ao toque e um pequeno display digital alfanumérico, que era iluminado na cor vermelha. Funcionava com 6 pilhas médias (que duravam cerca de 6 horas) ou com um adaptador AC.

     O brinquedo trazia alguns games na memória, como os desafios matemáticos, onde uma expressão algébrica era mostrada no display e o jogador deveria adivinhar o resultado, e o siga-me – uma versão adaptada do brinquedo Genius –, onde a capacidade de memória do usuário era testada por meio de uma sequência sonora e numérica que se repetia e adicionava um elemento a cada rodada.

     A principal atração do Pense Bem eram os livros de atividades interativas. Com vários temas diferentes, eles eram comprados separadamente e traziam várias perguntas com alternativas para o jogador. Ao final de cada livro, o Pense Bem apresentava, no display, a quantidade de erros e acertos computada. Um código na abertura da capa de cada livro deveria ser digitado no brinquedo para programá-lo com as respostas certas.

     
     Em sua época de lançamento (1988), o aparelho foi eleito o brinquedo do ano, vendeu milhares de unidades e se tornou um dos mais desejados brinquedos da década.




ANOS 70

AGUAPLAY 
Lançado em 1978 pela Estrela


     Era uma caixa em acrílico transparente em vários modelos e ilustrações, nesta era colocada água por um orifício no fundo e para jogar haviam um ou dois botões na frente para serem apertados dando pressão aos objetos colocados dentro da caixa, que poderiam ser argolinhas, bolinhas, peixinhos, entre outros dependendo do modelo.


     Uma dica da Estrela era colocar água fervida e fria no jogo para evitar as bolhas de ar. Como nem sempre criança espera, era colocada água da torneira mesmo e era pura diversão.

     Se o modelo do Aquaplay fosse de argolas o objetivo era conseguir encaixar e empilhar todas as argolinhas coloridas em dois pinos, se o jogo fosse de bolinhas seu objetivo era passar ou encaixá-las em algum espaço e, os modelos de pescaria tinham o objetivo de levar os peixes até um pino que era a varinha de pescar, geralmente de algum personagem da Disney.

Duas regras Aquaplay:

1ª regra – depois de iniciado o jogo, os objetos dentro da caixa não podiam voltar para o fundo, deveriam ficar flutuando na água;

2ª regra - o jogo não poderia ser tombado, para não facilitar as jogadas.





SUPER TRUNFO - GROW
Começou a ser produzido no Brasil nos anos 70, voltado a automóveis e outros veículos.

     Era um tipo de baralho temático que mostrava carros, motos, aviões, caminhões e outros coisas e você comparava suas cartas com as do adversário em vários quesitos tais como: velocidade, potência comprimento, força e etc. Quem tinha a melhor carta ganhava ! O Super Trunfo era sempre a melhor carta do baralho !!!


     O jogo é caracterizado pela embalagem plástica simples que vem em uma cartela de papelão, as regras vêm encartadas no verso da própria etiqueta. Tradicionalmente, estão em disputa 32 cartas, divididas em oito grupos de quatro cartas (1A-1D, 2A-2D,… 8A-8D), sendo que uma delas é a carta "Super Trunfo" que ao entrar em disputa pode ser invocada para tomar as outras cartas na mão dos oponentes.
     
     O objetivo do jogo é conquistar todas as cartas do seu adversário.









FUGA MALUCA
Lançado nos anos 70 pela Mimo 


     Foi um dos sucessos da marca na época. 

    O brinquedo era uma simulação de perseguição entre dois carros (polícia e bandido), que eram movidos a pilha, numa pista, que em alguns pontos tinha desvios que mudavam a direção dos carrinhos. 







     O objetivo do jogo era encurralar o outro ou bater na sua lateral.






PEGA PEGA TROL
Lançado no ano de 1970

     Quem se lembra desse jogo produzido pela Trol, no início dos anos 70? Era lindão mas caro...

     O Pega Pega Trol é uma perseguição entre dois calhambeques numa pista cheia de curvas e desvios, semelhantes aos usados para trens. Um dos jogadores despista o outro acionando os desvios e fazendo o carrinho do adversário mudar de pista.


    Ganha o jogo quem pegar (bater) o adversário. 
O brinquedo é muito bem bolado pois os carrinhos, encaixes das pistas e desvios são bem projetados. A montagem e desmontagem é muito rápida. Diversão garantida.






ABRE-TE SÉSAMO
Lançado nos anos 70 pela Estrela


"Abre-te Sésamo!", a frase mágica da estória de Ali Babá dá nome a este emocionante jogo de busca ao tesouro. A porta da caverna, na base do "vulcão encantado", se abre e alguém - talvez você - ganha um monte de pedras preciosas. Consiga mais pedras preciosas que os demais e seja o vencedor.


Indicações:
- Idade indicada: 8 anos
- Numero participantes: 2 a 4

Conteúdo: 
- um " vulcão encantado";
- 40 pedras preciosas;
- 4 bolinhas (de vidro) de cores diferentes;
- 1 roleta; 






CAI-NÃO-CAI
Lançado em agosto de 1976 pela Estrela


   O jogo é composto de um tubo de acrílico amarelo que é encaixado em uma base, também de acrílico, com um furo no final, onde se encaixa a base. No meio do tubo há diversos furos, onde são colocadas as varetas.
    Depois de colocadas as varetas, são colocadas as bolinhas de gude, que ficam presas pelo emaranhado de varetas.




     Pode ser jogado por 2 a 4 jogadores.
     Os jogadores vão retirando as varetas uma de cada vez, tentando evitar que as bolinhas caiam no fundo do tubo. Quem derrubar uma bolinha fica com ela até o final do jogo.
    O objetivo do jogo é retirar todas as varetas do tubo, ficando com o menor número de bolinhas.






Cai-não-cai é um jogo fabricado pela Estrela até os dias atuais.
2013





FOGO CRUZADO
Lançado em 1975 pela Estrela.
 
   
       Era um campo de madeira com um gol de cada lado. 

     Era composto por dois revólveres que disparava bolinhas de ferro, duas bolinhas maiores com aros na cor vermelha e azul.


     Cada jogador escolhia uma cor, e tinham como objetivo empurrar a bolinha maior da cor escolhia para dentro do gol do seu adversário, bem como ao mesmo tempo defender seu gol para que seu adiversário não emburrasse a bolinha maior com aro que ele escolheu , para dentro do seu gol. 

     Era um jogo muito legal, eletrizante !!! Pois afinal você tinha que se defender e atacar ao mesmo tempo !!!





PULA PIRATA
Lançado no Brasil em 1978 pela Estrela.

     Pula Pirata é um jogo fabricado pela Estrela lançado em junho de 1978 e é um dos poucos dessa época que ainda se encontra em produção.

     O jogo é composto de uma espécie de barril - com furos nas laterais e com um orifício na parte superior onde é colocado uma miniatura de pirata- e de espadas de plástico.

     Os furos das laterais são utilizados pelos jogadores que vão colocando as espadas nos furos.

     O objetivo do jogo é não deixar o pirata pular para fora do barril. Caso o jogador, ao colocar a espada no furo, ocasionar o salto do pirata para fora do barril, o mesmo será eliminado do jogo e a rodada é reiniciada. O jogo prossegue até que sobre um único jogador que não tenha deixado o pirata pular para fora do barril.

     O jogo, embora simples, se manteve como um dos mais vendidos da Estrela, sendo, na época, um dos mais vendidos no Dia das Crianças e no Natal. Por isso, ele é fabricado até os dias atuais.

Críticas:
     O jogo, apesar do relativo sucesso, é criticado pelo fato das crianças terem uma atitude passiva no jogo, não envolvendo nenhuma estratégia ou habilidade por parte do jogador. A diversão no jogo se dá no susto que a criança leva no momento em que o pirata "pula" do barril.






Clique abaixo para ver e curtir mais brinquedos 

ANOS 70, 80 e 90  =  JOGOS




CLIQUE AQUI para voltar à página inicial do
FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário