Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

MÁQUINA DO TEMPO - PRODUTOS DOS ANOS 80 - INFORMÁTICA


TÁ LEMBRADO !!!
Computador TK 90X - Sistema operacional WINDOWS 1.0 - Computador LISA 
Computador CP-500






CP-500 
Lançado em 1982 pela Prológica

     Um microcomputador voltado para diversas aplicações técnicas, didáticas, comerciais, o CP 500 possuía inúmeros softwares já desenvolvidos em quase todas as áreas. 

     Primeiro microcomputador nacional totalmente compátivel com o TRS-80, o CP 500 da Prológica possuia memória RAM de 48 K (para armazenar programas e dados), 16 K de ROM (para o interpretador Basic) e 1 K de RAM (para buffer de vídeo). Um dos modelos mais vendidos entre nós, o CP 500 foi desenvolvido dentro do conceito americano do "all togheter" : vinha acoplado a um terminal de vídeo. 

CLIQUE AQUI para para mais informações deste e de outros 
PRODUTOS DOS ANOS 80 - INFORMÁTICA


     Sua tela de 12 polegadas é de fósforo verde ( a escrita aparecia em verde-fosforescente sobre fundo negro). 

   Apresentava 64 símbolos gráficos e 160 caracteres especiais, exclusivos do CP 500. Entre eles estão vários tipos de sinais idiomáticos, inclusive os 96 caracteres normais de nosso alfabeto, 
maiúsculos e minúsculos. Todas as teclas possuíam função de auto-repetição. O versátil CP 500 também era capaz de executar gráficos de resolução (502 x 192). 



    O teclado do CP 500 era muito semelhante ao de uma máquina de escrever. Permitia a digitação de textos normais e dos caracteres de controle. Tinha teclado numérico separado, o que tornava ágil a digitação de números na época.

  A unidade central de processamento do CP 500 era um microprocessador Z80 de 8 bits. Tratava-se do componente eletrônico onde nasciam todos "pensamentos" do computador, processados a uma velocidade acima de 2 milhões de ciclos por segundo.

    O CP 500 permitia ainda a conexão de vários periféricos, como gravador cassete, 4 discos flexíveis de 5 1/4 polegadas de dupla densidade, impressoras matriciais, joystick (para jogos e gráficos), 
plotter e uma porta serial, padrão RS232 C. 

    O CP 500 era capaz de produzir também sons, quando utilizava-se um programa que transformava o teclado do computador em teclado musical. Mas a grande vantagem do CP 500 sobre os outros computadores da época era, sem dúvidas, sua total compatibilidade com os modelos da família TRS-80. Dessa forma, ele podia utilizar uma imensa variedade de softwares aplicativos prontos, abrangendo todas as áreas que se podia imaginar: educacional, financeira, recreativa, administratica etc.






TK 90X
Lançado em 1985 pela Microdigital


     O TK-90X foi um computador doméstico ZX Spectrum fabricado no Brasil pela Microdigital Eletrônica a partir de 1985 e baseado no computador doméstico ZX Spectrum produzido pela empresa britânica Sinclair Research. O TK-90X utiliza o microprocessador Z-80A (3,58 MHz) de 8 bits. 
                    Página inicial

     O computador contava com um interpretador da linguagem de programação BASIC, o que facilitava a sua programação por principiantes.

Tornou-se muito popular devido ao baixo custo, à simplicidade e à enorme biblioteca de software existente para o ZX Spectrum. Bastava conectá-lo a um aparelho de televisão colorido e estava pronto para usar.


     Ele tinha também um 'item' (detalhe) que ajudou ele a se tornar bem popular, ele já possuía saída de joystick incorporada (padrão 'Interface 2') evitando algo que os donos do ZX Spectrum original sempre tiveram que comprar em separado e que causava muita dor de cabeça pois sempre havia problemas de mau contato, além de diversos padrões de interfaces de joystick.



Especificações técnicas:
-Processador: Zilog Z-80A (3,58 MHz)
-Memória ROM: 16 KBytes
-Memória RAM: 16 ou 48 KBytes
-Teclado: tipo "chiclete" com 40 teclas
-Programação: Assembly e BASIC
-Expansão: Interface padrão RS-232
-Joystick: Entrada de 9 pinos padrão Atari 2600
-Texto: 24 linhas x 32 colunas
-Gráfico: 192 x 256 pixels
-Alimentação: 9 volts (corrente contínua)
-Dimensões: 23,4 x 14,5 x 4,3 cm
-Peso: 0,5 kg

Armazenamento

     O armazenamento e leitura de programas no TK-90X era feito através de gravador e fita cassete comuns. Também era possível conectar periféricos como unidade de disquete e impressora através de kits de expansão produzidos por terceiros. Porém, esses acessórios nunca chegaram a se tornar populares devido aos preços elevados.






 LISA
Lançado em 1983 pela Apple

   A tradição  da Apple de lançar produtos caros começou em 1983. 
   Lançamento do LISA, primeiro computador com interface gráfica, conhecida como GUI, o que mudava para sempre o mundo da informática. Era a primeira vez que uma máquina podia ser usada por qualquer um, sem linguagem especial, pois a operação era feita através de menus e comandos simples. O avançado computador tinha 1MB de memória RAM, dois drives de disquete, disco rígido de 5MB e um monitor de 12 polegadas. Outra inovação era o mouse. Mas seu alto preço (aproximadamente US$ 10.000) não empolgou o público. O nome do computador foi inspirado na filha de Steve Jobs.



 Windows 1.0
Foi lançado em 20 de Novembro de 1985, por 99 dólares.
     Este Windows na realidade não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface gráfica rudimentar que rodava sobre o ambiente DOS para o usuário. 

     Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 kB de RAM e um disco rígido. Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa.
     Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512 kB de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. 
     Inicialmente, ele foi lançado em 4 disquetes de 360 kB cada um. Continha o jogo Reversi, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, um prompt de comando, o Write, o Painel de Controle, o Paint e programas de comunicação.










Interface
     O Windows 1.0 trouxe, ao usuário, uma interface bem colorida, isso no monitor em cores, que era um artefato raro e bem inacessível para a época, e foi o primeiro sistema da Microsoft Corporation a utilizar mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas









CLIQUE AQUI para voltar à página inicial do
FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário