Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2020

OS ANTIGOS - LUZIA RENNÓ MOREIRA "SINHÁ MOREIRA" - Santa Rita do Sapucaí - MG



Última atualização
Foto 32


CLIQUE AQUI , veja mais fotos e informações de LUZIA RENNÓ MOREIRA "SINHÁ MOREIRA"

* Clique nas fotos abaixo para ampliá-las

   Sinhá Moreira (1907 — 1963) é uma benemérita de Santa Rita do Sapucaí, importante cidade do sul de Minas Gerais. Faleceu precocemente em decorrência de uma neoplasia mamária.

Foto 1

   Filha do Coronel Francisco Moreira da Costa e de Maria Palma Rennó (Mindoca) , Dona Sinhá era chamada carinhosamente pelos capatazes e ex-escravos.

Foto 2

     Luzia Rennó Moreira teve formação educacional e cultural 
 esmerada com frequentes e longas viagens à Capital Federal. Casou-se em 1929 com o diplomata Antônio Moreira de Abreu obtendo a oportunidade de conhecer o mundo, fato raro para a época.

Foto 3 - Antônio Moreira de Abreu e Sinhá Moreira - 1929



Foto 31  - Casamento Antônio Moreira de Abreu e Luzia Rennó Moreira (Sinhá Moreira) 
 Do Lado esquerdo Carminha e Conceição Rennó - 1929

Viagens

Foto 4 - Inglaterra - 
Monumento à Rainha Victória, em frente ao Buchinghan Palace 
(residência dos Reis Ingleses), Setembro de 1934.




Foto 5 - Inglaterra 
Tirado junto do guarda da Torre de Londres em Setembro de 1934


Foto 6 - Japão
 Setembro de 1935



Foto 7 - México 
 07 de Julho de 1930 



Foto 8 - México 
07 de agosto de 1930



Foto 9 - México 
07 de agosto de 1930 




Foto 10 - China.
Tirado numa rua tipicamente chinesa em Shangai


Foto 11 - Espanha 
Luzia Rennó Moreira (Sinhá Moreira) e amigos em Sierra Salvada - Novembro de 1933



Foto 12 - Portugal 
 Tirado em frente do Palace Hotel  Estoril em Lisboa - Agosto de 1934



Foto 13 - Portugal
Luzia Rennó Moreira a bordo do Cuyalia, em Lisboa com amigos - Agosto de 1934



Foto 14 - Portugal
Tirado a bordo do Navio Almirante Saldanha, quando esteve em visita oficial em Lisboa
(Agosto de 1934)


Foto 15 - Portugal
Tirado na Embaixada da Espanha em Lisboa





Foto 16 


     Em 1942 retorna definitivamente para Santa Rita do Sapucaí, onde desenvolveu sua vocação de articulação política. Sobrinha do Presidente Delfim Moreira, gostava de participar de reuniões políticas. Filantropia e incentivos à cultura e ao desenvolvimento eram seus objetivos. De suas viagens, trouxe o princípio da eletrônica, do Japão. Em 1959 fundou a primeira escola de eletrônica da América Latina, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, que foi a semente do Vale da Eletrônica.


Foto 17

   Seus gestos e iniciativas criaram a base de uma nova ordem social, que, gradativamente, se instalou na cidade, provocando profundas transformações na cultura local. Ela deu início a transformação que levou uma cidade interiorana, produtora de café e leite, ao centro de excelência em Eletrônica e Tecnologia da Informação.


Foto 18

    D. Sinhá é amplamente lembrada na cidade, cuja admiração dos moradores beira a devoção. 

Fonte: Wikipédia




Foto 19



Sinhá Moreira nasceu em 1907 e viveu em uma época na qual as mulheres não despontavam no cenário nacional por suas idéias e inovações. De uma família de fazendeiros de café, filha de um dos fundadores do Banco Nacional, Sinhá Moreira casou-se com diplomata, viajou por diversos países, tendo, inclusive, morado no Japão, mas preferiu entrar para a história como uma visionária, ao apostar no desenvolvimento tecnológico de sua cidade, em uma época em que o país ainda priorizava sua “vocação” agrícola.

Foto 20




No prefácio, Ziraldo se refere a Sinhá Moreira como “uma iluminista de outros tempos, com uma visão de mundo e uma generosidade inigualáveis”. O autor de O menino maluquinho recorda-se da importância do empreendimento da célebre mineira para a formação da juventude de Santa Rita do Sapucaí nos anos 50.

Foto 21


     A escritora Raquel de Queiroz, por sua vez, é a autora do texto de introdução escrito para O Cruzeiro em 1959, no qual remonta o contexto histórico do impulso desenvolvimentista dos anos JK e destaca o espírito empreendedor de Luzia Rennó Moreira.


Foto 22

“Com inteligência e determinação, Sinhá Moreira criou a primeira escola de eletrônica da América do Sul. Com sua visão universal, Sinhá empenhou-se em desenvolver um trabalho no seu micro universo, numa cidade que mal aparecia no mapa de seu país. No entanto, hoje, essa cidade é exemplo reconhecido mundialmente graças a Sinhá Moreira”, registrou a imortal.

Foto 23 - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro 

     O livro detalha a vida cotidiana da pequena cidade mineira e sua tradicional vocação agrícola até a implementação do ambicioso projeto tecnológico de Sinhá Moreira, que mudou o curso da história do vilarejo. Ambienta, do mesmo modo, a origem próspera da aristocrata, que chegou inclusive a ter o tio, Delfim Moreira, ocupando a Presidência da República e narra a ebulição cultural, provocada pelo Modernismo brasileiro, que influenciou o pensamento vanguardista da então jovem aristocrata.

Foto 24

     As viagens ao redor do mundo rendem também boas histórias, que serviram para reforçar a determinação de Sinhá Moreira, que, de volta ao Brasil, dedicou sua vida à realização de seu sonho. Sinhá, que faleceu aos 56 anos, não viveu para acompanhar o pleno desenvolvimento de sua obra e seus decorrentes frutos. Mas sabia que sua semente seria de grande valia para a posteridade.
Fonte :
http://www.gryphus.com.br/livro_sinha.html


Foto 25 - Sinhá com os dois Javanezes a bordo do navio Sibajah em Setembro de 1934 




Foto 26 - Praia de Copacabana - Rio de Janeiro


Foto 27 -  Sinhá Moreira na varanda de sua Residência Santa Rita Sapucaí


Foto 28 - Sinhá Moreira , ao seu lado Juracy Rennó e ...?... e na frente 
Francisco Moreira da Costa Neto
Visita ao Maracanã - Rio de Janeiro (1954)


29 - Sinhá Moreira e amigos na fazenda


Foto 30 - Luiza Rennó Moreira (Sinhá Moreira) no Santo Cruzeiro 




Clique nos nomes abaixo para mais informações e fotos
OS ANTIGOS - Santa Rita do Sapucaí - MG
Adélia Duarte -  Adelino Carneiro Pinto  -  Amélia Palma Duarte  -  Ana de Azevedo Marques ( Anita)  -  Antenor Pinto de Almeida Filho  -  Antônia Ribeiro de Carvalho (Tonica)  -  Antônio Andrade Ribeiro  -  Antônio Capistrano de Alckmin  -  Antônio de Cássia Filho  -  Antônio Moreira Carneiro  -  Antônio Moreira da Costa  -  Antônio Moreira da Costa Junior  -  Antônio Procópio da Costa  -  Antônio Rodolpho Adami  -  Arlette Telles Pereira  -  Benedito Capistrano de Alckmin  -  Benedito Palma Rennó  -  Bernardino José Rodrigues Torres  -  Cléria Sodré Capistrano  -  Crescêncio Ribeiro  -  Custódio Santucci  -  Dante De Marchi  -  Delcides Marques Telles  -  Delfim Moreira da Costa Ribeiro  -  Delfim Moreira Junior  -  Erasmo Cabral  -  Feliciano Marques Pereira Telles (Sanico Telles)  -  Felipe Elias Kallas  -  Francisca Carneiro de Abreu  -  Francisco Andrade Ribeiro  -   Francisco De Paula Souza  -  Francisco Falcão  -  Francisco Moreira da Costa  -  Frederico De Paula Cunha  -  Gabriel Capistrano Ribeiro de Alckmin  -  Geralda Adami Costa  -  Giuseppe Antônio Vono  -  Gumercindo Paduan  -   Horácio Capistrano de Alckmin   Jacques Bresler  -  João Carlos Ribeiro de Magalhães  -  João de Camargo  -  João Euzébio de Almeida  -  João Miguel da Rocha  -  Joaquim Moreira Carneiro  -  Joaquim Carneiro de Abreu  -  Joaquim Carneiro Paiva  -  Joaquim Inácio Ribeiro  -  Joaquim Sancho Vilela   Joaquina Felicidade de Abreu Carneiro  -  José Abrahão Kallás  -  José Alcides Rennó Mendes  -  José Antônio Vono Filho (Bentinho)  -  José Benedito Cunha  -  José Carvalho Viana - José Cleto Duarte  -  José Feliciano Marques Pereira  -  José Gonçalves Mendes  -  José Gonçalves Pereira Neto  -  José Honório Barroso  -  José Longuinho  -  José Mendes Vilela  -  José Palma Rennó  -  Laura Pereira Dias  -  Luiz Pinto de Almeida  -  Luiz Villela Bernardes -  Luzia Rennó Moreira (Sinhá Moreira)  -  Maria Cândida Carneiro Ribeiro  -  Maria Idalina de Jesus ( Maria Bonita )  -  Maria de Luna Dias ( Salia )  -  Maria Palma Rennó (Mindoca)  -  Marieta Capistrano Alckmin Campos do Amaral  -  Martiniano Ribeiro  -  Maximiliano Octávio de Lemos  -  Olavo Bilac Pinto  -  Omar Rangel Franqueira   -  Oswaldo Campos do Amaral  -  Paulo Cunha Azevedo  -  Pedro Rennó Moreira  -  Pedro Sancho Vilela  -  Rita Bernardes Cunha  -  Rodolpho Guerino Adami  -  Severino Carneiro De Faria  -  Sílvio Palma de Castro  -  Urbana Carolina  -  Valentino Volpato  -  Vicente Ribeiro do Vale  -  Vírgilio Ribeiro de Carvalho 




CLIQUE AQUI para voltar à página inicial do
FRED CUNHA NEWS

2 comentários: