sábado, 28 de janeiro de 2017

HISTÓRIAS ANTIGAS - ESTAÇÃO FERROVIARIA SANTA RITA DO SAPUCAí



A ESTAÇÃO:
     A estação de Santa Rita do Sapucaí foi inaugurada em 1894, primitivamente num prédio de madeira.

*Clique nas fotos para ampliá-las.


     Em 1918, ela tinha o nome de Affonso Penna (Minas Gerais, de Roberto Capri, 1918), mas o nome voltou a Santa Rita do Sapucaí não muito tempo depois.
A estação de madeira foi substituída por uma de alvenaria, provavelmente entre os anos 1920 e 1930.

CLIQUE AQUI para ler a história completa.



     "Meu avô conta que, em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde nasceu e cresceu, a diversão nas décadas de 1930 e 1940 era ver o trem passar. Durante a revolução de 1932, uma multidão se aglomerava na estação para ver as tropas mineiras em direção a São Paulo e, na volta, o trem com prisioneiros paulistas.
     Quando o trem de prisioneiros parava na estação, sempre as pessoas se aproximavam, levando algum tipo de mantimento e aproveitando para perguntar de algum amigo ou parente "do lado de lá". A oportunidade que mais atraiu gente para a estação, durante a revolução, foi a passagem do bispo de Pouso Alegre, preso. 
     Durante toda a década de 1930 e principalmente com o início da Guerra, em 1939, a diversão dele, então com 27 anos, era ir ao cinema e à noite ir para a estação, a fim de esperar os jornais que vinham no trem da noite. Lembra ainda que as oportunidades que mais atraiam gente para a estação eram as chegadas de pracinhas, ao fim da guerra: um primo dele pracinha, assustou-se com a recepção, que incluía fogos de artifício - e antes do trem chegar à estação, pulou do carro, indo correndo se esconder em casa" (Renato Philippini, 03/2004).

     Foi desativada há anos - a desativação teria sido em 1985, segundo Ivan Kallas, em 2010. Foi reformada e passou a ser um centro cultural. Nova reforma em 2007, quando se pretendia em 19 de maio inaugurar um centro de artesanato no prédio.

Estação ferroviária (2015)


HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso.
Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.






Fonte : http://www.estacoesferroviarias.com.br/rmv_sapucai/staritasapucai.htm


CLIQUE AQUI para ir para a página inicial do
FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário