terça-feira, 29 de março de 2016

SANTA RITA NEWS - EVENTOS CULTURAIS - 2016




BAÚ DE MEMÓRIAS – Resgate da história de Santa Rita do Sapucaí

Um Encontro de pessoas com objetivos comuns resultou na criação do grupo “Baú de Memórias, Histórias, Causos e e Lendas de Santa Rita do Sapucaí”. A primeira reunião aconteceu no dia 17 de fevereiro, quando foram definidos a metodologia de trabalho do grupo e os temas a serem pesquisados. O intuito é resgatar a história de Santa Rita do Sapucaí, inclusive a história oral, e tentar, de alguma forma, compilar, centralizar em um portal na internet e divulgar para o máximo possível de pessoas.

Para o Presidente do Grupo, o Prof. de História Ivon Luiz Pinto, “resgatar a História da cidade e de seu povo, recolher a oralidade de seus fatos, lendas e causos foram os motivos que impulsionaram  a ação do grupo, preocupado com a preservação histórica de  Santa Rita do Sapucaí. O Passado, afirma Charles Baudelaire,  é interessante não somente pela beleza que dele souberam extrair os artistas para quem construía o presente, mas igualmente como passado, por seu valor histórico. Nesse sentido constituiu-se esse  grupo de estudos e resgate da história do município de Santa Rita do Sapucaí, seja ela escrita, audiovisual ou oral, de modo a preservar as histórias, “causos” e lendas que se contam sobre a cidade e seus munícipes, preservando-as para as próximas gerações.”

O primeiro tema a ser trabalhado pelo grupo é Cinema, e vários documentos como fotos, registros em jornal, etc, estão sendo pesquisados para compor o acervo da pesquisa. “Santa Rita do Sapucaí já teve quatro salas de exibição de filmes, e estas histórias precisam ser resgatadas e contadas para as novas gerações”, afirma a Secretária do Grupo, jornalista Izabelle Carli. “ Para fazer o lançamento oficial do grupo Baú de Memórias, apresentar nossos objetivos e estimular as pessoas a colaborarem com o levantamento de informações, empréstimo de documentos, etc, tivemos a ideia de promover uma sessão especial de cinema com a exibição de dois documentários sobre a cidade, um mostrando Santa Rita do Sapucaí na década de 70 e outro que documenta o funeral do Presidente Delfim Moreira, um de nossos mais ilustres cidadãos santa-ritenses”, continua Izabelle Carli. O evento será realizado no dia 30 de março, às 19h, e contará ainda com a presença do jornalista espanhol Arturo Lezcano, enviado especial do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para conhecer e contar a história de Santa Rita do Sapucaí em uma publicação de circulação internacional. “Teremos pipoca, amendoim, projetores antigos, tabuleiro de balas e doces, uma forma de resgatar a magia do cinema”, completa Izabelle Carli.

O BAU DE MEMÓRIAS necessita da colaboração de todos, habitantes do município ou não habitantes, pessoas de qualquer parte geográfica que tenham conhecimentos  referentes à História da terra, conheçam causos, lendas e curiosidades sobre o povo que constituiu e que constitui a população desta cidade.

Mais informações pelo email izacarli@gmail.com

Whats app ( 35 ) 9 9963.7875

Cine Clube Santa Rita apresenta : Memórias

VAGAS LIMITADAS


FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário