segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

TV FRED CUNHA NEWS - MUSICAL DE TV DOS ANOS 80 - PLUNCT PLACT ZUUUM




Data de exibição: 03/06/1983 (sexta-feira) 
Horário: 21h 



FORMATO 
- Exibido na faixa de programação Sexta Super, foi o primeiro de uma sériede musicais infantis que a Rede Globo apresentou no mesmo ano, seguindo alinha dos programas Vinícius Para Criança – Arca de Noé (1980), Arca de NoéII (1981) e Pirlimpimpim (1982).
- Plunct, Plact, Zuuum... tinha texto final de Wilson Rocha, direção geral de Augusto César Vannucci e direção de Paulo Netto. A direção musical era de Guto Graça Mello.



GALERIA DE PERSONAGENS 
     - Proibidos de fazer as coisas de que gostavam e aflitos com os medos e ansiedades próprias da idade, as crianças Aretha, Bruno Netto, Fabiano Vannucci, Marinela Graça Mello e Paulo Vignolo planejam fugir de casa para realizar seus sonhos. Logo no início da trajetória em busca de um mundo mais livre e com mais fantasia, eles encontram um titeriteiro (José Vasconcelos), que começa a contar-lhes inúmeras histórias de aventura. Fascinados pelo titeriteiro e suas incríveis histórias, a turma se anima com a chegada de uma estranha nave espacial, montada com peças de ferro-velho e objetos esquecidos. Eles embarcam na nave e assim iniciam sua aventura. O grupo ainda conta com o apoio de um estranho ser que viaja dentro de um carrinho de bebê.
- Durante o percurso, as crianças se deparam com novidades, descobertas esituações inusitadas, como um planeta feito de doces e outro habitado porformigas gigantes. A mais inusitada delas é o encontro com o burocrata (Raul Seixas) que exige os documentos da nave espacial. Raul Seixas foi responsável pelo número musical O Carimbador Maluco, um dos destaques do infantil.

Raul Seixas cantando Pluct Plact Zum! 
Anos 80 na veia! Boa viagem!


    
PRODUÇÃO 
- Para a realização do programa, o Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, foi transformado em uma plataforma de lançamentos de foguetes. Recursos como o chromakey (que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo), simulavam o vôo dos personagens do especial.
- As animações também deram um colorido especial a Plunct, Plact, Zuuum...Alguns quadros receberam o recurso, fazendo com que objetos surgissem entre os atores e cantores em cena, em cenários multicoloridos.


CURIOSIDADES 
- O sucesso do musical infantil rendeu a produção de um disco pela gravadora Som Livre com a trilha sonora do especial. A escolha das músicas e dos intérpretes foi feita por Guto Graça Mello, diretor musical do programa, e Ezequiel Neves, os mesmos de Pirlimpimpim.
- O infantil foi reapresentado três vezes na programação da Rede Globo: em julho de 1983, janeiro de 1984 e julho de 1997.
- Em março de 1984, foi produzido Plunct, Plact, Zuuum... II que contou com a participação do mesmo elenco da primeira versão do programa.


PRÊMIOS

- Em 1983, Plunct, Plact, Zuuum... ganhou uma medalha de prata no International TV Film of New York.
- Primeira apresentadora infantil da Globo e estrela de 15 especiais da emissora, aos 7 anos Aretha ganhou dois discos de ouro com a música Sopa de Jiló, do especial Plunct, Plact, Zuuum.... Na mesma época, lançou o CD solo Anilina e Parafina.


FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário