domingo, 28 de junho de 2015

VÍDEO GAMES DOS ANOS 70 - PARTE 1





TELEJOGO
Lançado em 1977 pela Philco/ Ford.
     O Telejogo foi o primeiro console brasileiro. Lançado em 1977, vinha com apenas três jogos instalados: Futebol, Tênis e Paredão. Graficamente, os elementos pareciam ter saído de um pôster modernista: retângulos representavam os jogadores (que só se moviam para cima ou para baixo, através de botões giratórios) e até a bola era quadrada. Mas a novidade era tanta que virou febre, para quem podia pagar, é claro.


O aparelho tinha um acabamento chique para a época. Com detalhes em madeira e alumínio, trazia poucos botões: liga e desliga, treino ou jogo, canais 3 ou 4, seletor de jogo e iniciar jogo. Por dentro, uma simples placa de circuito e um chip General Instruments AY-3-8500.


Curiosidades : 
- Não possuia joysticks

- Os jogadores tinham que sentar um ao lado do outro e dividir o mesmo console 

“Com apenas 8 bits, o Telejogo foi um produto 100% brasileiro, conforme revela Cristóvão Remédios, engenheiro da Philco que trabalhou no lançamento do aparelho. ‘Ele surgiu depois que um fornecedor de rádios apareceu com circuito integrado que era a base para um game’, lembra Remédios. Era o circuito do Pong (o Paredão), o primeiro videogame americano. ‘Mas apenas a base do circuito era igual. Todo o resto fizemos aqui.”





FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário