terça-feira, 27 de janeiro de 2015

HISTÓRIAS ANTIGAS - CARNAVAL DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ




  • HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DO BLOCO DOS DEMOCRÁTICOS

     Foi em 1935, á tardinha, ao pé de uma bomba de gasolina, lá no morro, perto do Grupão, um grupo de amigos conversavam. Já que era fevereiro, de conversa em conversa, o espírito carnavalesco contagiou a todos e um deles, o Gaucho, lança a ideia da criação de um bloco.
     A adesão foi imediata. Foi como um toque de reunir. A ideia fez eco que repercutiu nos bares, nas esquinas, nos grupos de moços, nos lares de amigos.
    Convites - aquiescências - entusiasmos.
    Fileira formada.
    O Bloco Nascia e em torno da figura de Ângelo Bonorino, baluartes se juntaram constituindo sua 1ª diretoria.
    José Joaquim Ribeiro (Zé Mira), já integrante do grupo, foi idealizador do emblema e do estandarte que iria abrir alas para os desfiles que, em breve, percorreriam as ruas da cidade entrando seu hino cuja a letra coube a Franklin Magalhães e melodia a Carmello Carneiro de Abreu, duas expressões do cenário da cultura Santa-ritense. 


Hino

A primeira presentação dos Democráticos tinha como tema Noite Granadeira, ou seja, soldados que atiravam granadas. Esse tema foi apresentado no domingo de carnaval e reprisado na terça, sendo que na terça houve a introdução do batalhão de infantaria de Pouso Alegre, com lindos manga larga marchadores que abriam o desfile e no meio do bloco , um lindo manga larga com a rainha montada cantando o hino do bloco.

Texto Anderson Lopes


Bloco dos democráticos - 1935


FRED CUNHA NEWS


Um comentário:

  1. Olá Fred, legal o texto. Uma sugestão: postar os temas e os anos de apresentação dos Democráticos. Dona Edinha esposa do Pedrão "Imóveis", possui um livreto contendo toda a história do bloco. O Carlos Romero deve ter fontes mais atualizadas. Abçs. Prof. Anderson

    ResponderExcluir