sábado, 29 de julho de 2017

MÁQUINA DO TEMPO - SERIADOS DOS ANOS 60 - THUNDERBIRDS



    
   Thunderbirds (ou Thunderbirds em ação) foi um seriado infanto-juvenil para televisão muito popular, produzido entre 1965 e 1966 por Gerry Anderson e Sylvia Anderson. O seriado consistia em animação com marionetes.


     Thunderbirds se passa no ano de 2064 e mostra as aventuras dos componentes de uma organização secreta chamada Resgate Internacional (International Rescue, no original), que se dedica a auxiliar os governos ao redor do mundo a manter a paz e a ordem, utilizando equipamentos com tecnologia super avançada.

CLIQUE AQUI para mais informações, imagens e vídeo da série...



     O Resgate Internacional é uma uma organização imbatível, que além de contar com modernos e sofisticados veículos e armamentos, possui uma ilha secreta que serve como base – a Ilha Tracy.

    Parte dos componentes do Resgate Internacional pertence à Família Tracy. O líder e patriarca é Jeff Tracy, um magnata da construção e ex-astronauta que coordena todas as operações da base secreta situada na ilha. Após um acidente trágico – que levou a morte a sua esposa por falta de socorro imediato -, Trace resolveu criar o Resgate Internacional. No passado, ele foi coronel da Força Aérea Americana e também o primeiro astronauta a explorar o solo lunar.

Jeff Tracy comprou uma ilha no Oceano Pacífico e construiu algumas casas. Camuflou todas as máquinas e equipamentos criados por um gênio científico chamado Homero Newton III - conhecido como Brains, que foi o responsável por todo o desenvolvimento
tecnológico das máquinas fantásticas e futurísticas conhecidas como “Thunderbirds”, além dos diversos equipamentos usados para realizar os resgates.
    Toda vez que um chamado de socorro é recebido, os gigantes Thunderbirds surgem por debaixo das casas ou de dentro de uma montanha, voando imediatamente para um resgate em qualquer parte do planeta ou da órbita terrestre. A sequência de lançamento de cada uma das naves Thunderbirds é o carro-chefe da série. Inclui escorregadores e rampas de lançamento, sempre regadas com o excelente tema musical ao fundo.




     Os cinco fantásticos veículos Thunderbirds são indispensáveis para a realização dos incríveis resgates. Para fazer com que as operações tivessem êxito, Jeff treinou seus próprios filhos para pilotar nas diversas missões: Scott, Virgil, Alan, John e Gordon.
As cinco naves do Resgate Internacional são:

Thunderbird 1: uma espécie de nave utilizada como posto de controle avançado. O piloto Scott Tracy avalia a situação de emergência e direciona todas as operações. É capaz de se desprender como um foguete e aterrissar verticalmente.


Thunderbird 2 – responsável pelo transporte dos equipamentos que são utilizados nos resgates. Pilotada por Virgil Tracy, o Thunderbird 2 é encarregado de levar os diferentes equipamentos mecânicos em seu interior, tais como um veículo elevador de alta velocidade, o Toupeira (engenho mecânico capaz de perfurar o solo para missões em baixo da terra), um veículo de resgate, um veículo de transmissão, entre outros.

Thunderbird 3 – uma nave espacial que serve de enlace entre o Thunderbird 5 e a Terra, além de efetuar missões espaciais. Seu astronauta é Alan Tracy, o mais jovem da família.



Thunderbird 4 – um pequeno submarino transportado pelo Thunderbird 2 e utilizado para missões no fundo do mar. Seu piloto é Gordon Tracy, especialista em vida marinha e campeão olímpico de natação.



Thuderbird 5 – não se trata de uma nave espacial, mas sim uma estação orbital de comunicações que fica nos arredores da Terra. Sua função é repassar à equipe mensagens e pedidos de socorro que são captadas de qualquer lugar da Terra. Seu controlador é o astronauta John Tracy;




O Resgate Internacional conta com a ajuda excepcional de Lady Penélope Creighton-Ward, uma agente que vive na cidade de Londres. Esta marionete fashion vive disfarçada de socialite inglesa em um belo palácio nos arredores da cidade e sempre está preparada para receber missões de seus amigos Tracy. Para tanto, colocou toda a sua confiança no seu mordomo e motorista Aloysius “Nosey” Parker, que é fiel e eficiente. 


Ele é também um ex-criminoso e utiliza seus conhecimentos e habilidades para ajudar o Resgate Internacional, pilotando o potente FAB 1, um Rolls-Royce cor-de-rosa que conta, entre outras coisas, com tração em suas seis rodas e uma metralhadora retrátil em seu radiador. Penélope  está equipada também com o iate FAB 2 – especialmente preparado -, um mini-televisor-transmissor e um telefone móvel muito mais avançado que os de atualmente.



     Na ilha também moram o mordomo oriental chamado Kyrano e sua filha Tin-Tin, uma charmosa jovem eurasiática que trabalha como secretária de Jeff Tracy, que a considerava como uma filha. 
 

     Tin-Tin foi educada na Europa e é apaixonada por Alan Tracy.
O tímido e gago engenheiro Brains também se encarrega de dar assistência científica e tecnológica necessária a um resgate. Geralmente, Brains passa as informações da base, mas em algumas ocasiões chega a participar diretamente com os Thunderbirds.

    Alguns dos desastres socorridos pelo Resgate Internacional foram resultados de acidentes. Mas, muitas vezes, também se tratou de sabotagens deliberadas, geralmente provocadas pelo grande vilão da série, chamado Hood.
   Para tentar descobrir os segredos e destruir o Resgate Internacional, Hood frequentemente cria sabotagens para atrair os veículos de resgate Thunderbirds e espioná-los. Além disso, o vilão é dotado de grande poder psíquico e muitas vezes mantém em seu poder Kyrano, o empregado de Tracy, chegando ao ponto de hipnotizá-lo e fazê-lo sabotar os sistemas de segurança do Thunderbird 1. Mas, as investidas malignas do mascarado Hood são sempre impedidas de prosperar pela família Tracy.




Para matar a saudade!!!



No Brasil
     A série Thunderbirds foi lançada em nosso país no ano de 1967, pela TV Record, com o nome de “Invencíveis Royal”, pois era patrocinado pelo Fermento Royal, que aproveitou a sigla do Resgate Internacional em inglês estampada nos uniformes: “IR” (International Rescue). A série também foi apresentada na década de 1970 pela extinta TV Tupi, porém já com o nome de Thunderbirds. Por fim, em 1995 a série foi relançada pelo SBT com uma nova dublagem. 

Criador
     O produtor e escritor britânico Gerry Anderson nasceu em 1929 e ficou famoso por seus seriados de televisão futuristas, estrelados por marionetes especialmente modificadas por um processo chamado “Supermarionation”.











     A mãe de Jeff Tracy também aparece em alguns episódios. Adora cozinhar e cuidar de seus netos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário