quinta-feira, 29 de agosto de 2013

TÊNIS DA DÉCADA DE 1910 - CONVERSE ALL STAR - 72


TÁ LEMBRADO !!!

CALÇADOS DOS ANOS DE 1910

Lançado nos anos de 1917 pela 
empresa Converse Rubber Company



História

     Em 1908 Marquis M. Converse fundou a empresa Converse Rubber Company na cidade de Malden, estado do Massachusetts. 

         Em 1917 a empresa criou um tênis atlético com a parte de cima feita em lona, sola grossa e biqueira em borracha. Ele passou a se chamar Converse All Star – mas só até a Converse chamar o ex-jogador de basquete e estrela do esporte norte-americano Charles “Chuck” Taylor para o que poderia ser descrito como o primeiro contrato de patrocínio de um tênis. Ele foi recrutado para representar e vender o modelo, viajar pelo país e “evangelizar” os demais jogadores de basquete.

    Com a colaboração de Charles "Chuck" Taylor, que sugeriu algumas modificações no design, que fez com que ele se torna-se um tênis mais confortável aos pés dos jogadores.  
     
     Em 1923 quando lançado foi um sucesso, todos o jogadores de basquete seja profissional ou universitário tinham o All Star em seus pés, ele foi o primeiro modelo produzido para o mercado Norte Americano em massa.

     Em 1930, Converse resolveu recompensar seu parceiro, colocando sua assinatura junto do famoso patch com uma estrela, tão característico do modelo.

    Pode-se dizer que, desde então, a base do Converse All Star permaneceu praticamente inalterada. Hoje, quase 800 milhões de pares depois, ele segue sendo um dos tênis mais populares do mundo.


Curiosidades

    Os “Chucks”, como ficaram conhecidos nos States, lá pelas tantas deixaram de ser usados nas quadras de basquete – mas permanecerem na vida dos americanos. Na Segunda Guerra Mundial, eles eram padrão entre os soldados e ainda hoje fazem parte do sistema de abastecimento militar dos EUA.


    Até a década de 1950, a assinatura de Chuck Taylor ficava dentro de uma estrela preta. A partir daí, passou a figurar ao lado da estrela azul.

     Até 1966, só havia All Star em preto ou em branco. A partir daí, foram acrescentadas versões nas cores de times de basquete. Agora, estão disponíveis mais de cem cores e materiais!



FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário