quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BEBIDAS DÉCADA DE 1920 - GUARANÁ CHAMPAGNE ANTARCTICA - 70


TÁ LEMBRADO !!!


Lançada no dia 18 de agosto de 1921,
 pela então Companhia Antarctica Paulista

       Criado para a Antarctica, pelo químico industrial e professor de farmácia Pedro Baptista de Andrade, o Guaraná Antarctica é um refrigerante brasileiro.

      A marca pertence à AmBev, e foi lançada no Brasil em 18 de agosto de 1921, pela então Companhia Antarctica Paulista, com o nome de Guaraná Champagne Antarctica, passando a ser a primeira marca a comercializar este tipo de refrigerante no Brasil.

     
      Em um inteligente lance de marketing, a empresa apresentou uma bebida com características espumantes, o que contribuiu para associá-la ao champanhe, bebida com bastante prestígio junto aos consumidores na época.        
                                        1929                                                                              1933

      O Guaraná Champagne Antarctica  é fabricado com o extrato da própria fruta (100% da região amazônica), o que conserva suas características principais. As matérias-primas aromáticas que compõem o buquê são basicamente óleos essenciais naturais, acrescidos de outros compostos de extratos aromáticos extraídos de frutas cítricas – são elaboradas na própria empresa.
     Até hoje, a fabricante diz utilizar a mesma receita e conta que a "fórmula secreta" só é conhecida atualmente por dois funcionários, que não têm a identidade revelada. Essa fórmula é feita em salas-cofres da empresa em Manaus (AM) e Guarulhos (SP).
      Atualmente, encontra-se entre as quinze marcas de refrigerantes mais vendidas no mundo.

   Em comemoração aos 90 anos do Guaraná Champagne Antarctica, a Ambev republicou no Estado e na Folha o anúncio de página inteira do dia 21 de agosto de 1921, data do lançamento do produto. 


     A ‘certidão de nascimento’ do Guaraná dizia: “A Companhia Antarctica Paulista inicia hoje a venda do soberbo produto da sua fábrica, deliciosa bebida sem álcool, sob a fórmula do eminente químico patrício professor Pedro Baptista de Andrade, devidamente analisada pelo Laboratório de Análises Chímicas do Estado e aprovado pela Diretoria de Serviço Sanitário. Guaraná Champagne é a bebida dos jovens e dos velhos, dos convalescentes: é sem dúvida a última palavra em matéria de bebidas sem álcool, reunindo a um paladar agradabilíssimo a vantagem de propriedades medicinais.  
        
FRED CUNHA NEWS


Nenhum comentário:

Postar um comentário