sábado, 8 de novembro de 2014

PRODUTOS DOS ANOS 50 - BEBIDAS - PARTE 1


TÁ LEMBRADO !!!

Bebidas dos anos 50
-NESCAFÉ
-GROSELHA MILANI


NESCAFÉ
Lançado no Brasil em 1953 pela Nestlé

     A história do Nescafé começou no início dos anos 30 no Brasil. Uma excessiva produção mundial de café originou uma descida acentuada da procura do produto no mercado internacional e consequente queda dos preços.
   O Brasil era na altura o maior produtor de café e a produção excessiva criou no país uma crise profunda, chegando a ser destruídos, entre 1931 e 1938, cerca de 65 milhões de sacos de café.
     Perante esta grave situação nacional, o governo brasileiro pediu a Louis Dapples, que na altura era o presidente da Nestlé, que iniciasse um processo de investigação que conseguisse criar uma forma de se conservar o café da mesma forma como a Nestlé já fazia com o leite em pó.



   Durante sete anos Max Morgenthaler e Vernon Chapman orientaram um processo de intenso trabalho que culminou num produto em que o café havia sido misturado com hidratos de carbono, de forma a preservar o seu sabor e aroma, e ao qual bastava juntar água para ser transformado num delicioso café.

     Em Abril de 1938 o novo produto foi testado na fábrica suíça da Nestlé e no ano seguinte, acabada a fase de testes com sucesso, foi lançado no mercado como o primeiro café solúvel do mundo. Teve um sucesso considerável e essa conquista fez com que chegasse rapidamente aos mercados de França, Reino Unido e Estados Unidos.


   Curiosamente, o país onde teve origem o Nescafé, o Brasil, apenas o recebeu no seu mercado em 1953, ou seja, 15 anos depois da sua criação. Este enorme atraso deveu-se exclusivamente à enorme pressão que os produtores de café torrado e moído fizeram contra a sua entrada. Mas ficou provada a excelência da qualidade do Nescafé pois nessa década as vendas triplicaram o que tornou o Nescafé o produto mais valorizado dentro da Nestlé.

     Curiosidades:
- a cada segundo são consumidas cerca de 3.000 doses de Nescafé no mundo, o que o faz ser o café solúvel mais consumido no mundo.
- o nome “Nescafé” deriva da junção das três primeiras letras da marca “Nestlé” com a palavra “Café”.

- na Austrália o Nescafé Classic é conhecido como Nescafé Blend 43. Isto deve-se a um simples facto: são necessários 43 grãos de café para fazer uma dose de Nescafé.

                                                                          1938                                                                2014


FRED CUNHA NEWS




GROSELHA MILANI
Lançada em 1955 pela Industria de Bebidas Milani S. A.

     Criado em São Paulo pelo italiano Celeste Milani, patriarca de uma família de imigrantes, o produto foi desenvolvido com ajuda de um químico alemão. Sua missão era inventar uma bebida adocicada e agradável ao paladar brasileiro. A boa aceitação do xarope de groselha impulsionou a instalação de uma fábrica no bairro paulistano da Mooca.


 Os bons ventos permitiram à empresa participar do Salão da Criança, que ocorria todo dia 12 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Nessas feiras o produto era distribuído aos frequentadores mirins diluído como refresco em saquinhos redondos. Tais embalagens inspiraram as famosas carinhas Milani, incorporadas aos rótulos em 1965 e símbolo do produto até hoje.

Propaganda:



     Este jingle da Groselha Vitaminada Milani durou mais de 10 anos na boca das crianças e ajudou a popularizar o refresco voltado para o público infantil.  Com um ritmo gostoso, uma energia contagiante e uma grande simplicidade o jingle da Milani com certeza não foi esquecido por muitos.   


Jingle:

Groselha Vitaminada Milani.
Iahu! 
É uma delícia
Iahu! 
No leite
Iahu!
No refresco e no lanche
Iahu! 
Prá tomar a toda hora, 
na sua casa, na festinha, na merenda
Iahu! 
Tudo fica uma delícia 
guarde o nome não se engane
Groselha Vitaminada Milani
Iahu! 
Também no sabor morango e framboesa
Iahu!

FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário