segunda-feira, 24 de abril de 2017

BLOCO DOS DEMOCRÁTICOS DOS ANOS 70 E 80 - PARTE 4 - Santa Rita do Sapucaí - MG



Última atualização
Faltam os nomes !!! (1975)


CLIQUE AQUI  e veja mais fotos e os nomes dos personagens do 
BLOCO DOS DEMOCRÁTICOS DOS ANOS 70 E 80 - PARTE 4 

*Clique nas fotos abaixo para ampliá-las....

Porta estandarte (1975)


Foto enviada por Breno Souza Vianna
Orlando Costa (Rei), Marilia Furtado, 
Frederico Cunha Costa (Rei Mirim) e Flávia Paoli (Rainha Mirim) - 1980


Susi Moreira Carvalho (Rainha) e as irmãs Elaine e Erica Azevedo - Carro Alegórico 1980 


Carro Alegórico da Rainha Daniella Beraldo Rodrigues  - 1979


Celeste Capistrano e Vitor Grilo (1979)




Elba de Cassia Magalhães e Elaine Azevedo


Cristina Kallás e Emilson Soares Saretti


Cláudia Adami e Edésio Magalhães


Carro Alegórico


Carro alegórico \




Mônica Murad Baracat


Carro Alegórico


Carro alegórico - Adriana Rezek


Foto enviada por Lílian Pivoto Azevedo
Marcio Rennó (Marcinho) e Lílian Pivoto Azevedo -1983


Foto enviada por Adriano Jurioli
Christiane Franqueira Carneiro




Clique abaixo e veja mais fotos do BLOCO DOS DEMOCRÁTICOS DOS ANOS 70 E 80
PARTE 1 PARTE 2 PARTE 3 PARTE 4 PARTE 5



FRED CUNHA NEWS

3 comentários:

  1. Fred lhe envio este texto. Se tiver interesse em publicá-lo, fique à vontade.
    Um pouco da história da alma do carnaval santa - ritense: Ride Palhaço e Democráticos Parte I
    1975
    O ano foi marcado pelo retorno dos dois blocos depois de 15 anos de desativação. Ride desfilou em três noites: sábado, domingo e terça. O Demo em duas: domingo e terça. Na noite mais esperada, como era tradição, a terça - feira, o Ride apresentou uma fantasia de pescador e decepcionou a todos, nem mesmo um carro alegórico foi produzido. Já o Demo trouxe o tema Bandeira Branca, tudo estava lindo e o carro alegórico estava arrebatador. Não existem dúvidas sobre a superioridade dos Democráticos naquela noite. Tanto que muitos do Ride na época a reconheceram.
    1977
    Uma tentativa não bem sucedida reuniu em um único bloco os simpatizantes e apaixonados dos dois rivais carnavalescos. Era os Milionários da Alegria. Mas, a tradicional rivalidade não foi capaz de dar continuidade a essa união. Em 1978, Ride e Demo estavam de volta e mais rivais do que nunca.
    1978
    Ambos os blocos fizeram duas apresentações temáticas: domingo e terça. Na terça, o Ride trouxe a Noite Havaiana, uma bela e bem cuidada apresentação. Afinal, era preciso apagar a má impressão que ficou de 1975. Os Democráticos, encantaram com suas Rumbeiras, predominantemente em dourado e laranja e uma alegoria primorosa composta de adultos e crianças.
    1979
    Nesse ano comemorava-se os 45 anos do Ride. Esse carnaval inovou ao ser criada a noite infantil. Antes as crianças saiam juntas as apresentações dos adultos. Foi mantida duas noites temáticas adultas: domingo e terça e a noite infantil ficou na segunda - feira.
    A noite de domingo mostrou que o ano seria deslumbrante. Ride Palhaço com seus Pierrôs e Colombinas ao som da música Turbilhão de Moacir Franco, emocionou e marcou época, transformando a música num símbolo da agremiação. Com um belo carro composto de alegorias em movimento, o bloco deixou seu recado. Os Democráticos, com sua Noite em Sevilha, fez uma apresentação primorosa e levou ao delírio com sua alegoria composta de um leque e um violão espanhol que girava com a destaque principal em cima do violão. Um show!!!!!!!!
    Na segunda, a estreia dos blocos infantis. O Ride saiu de palhacinhos com o tema intitulado " O Amanhã". Os Democráticos, trouxeram mimosas rumbeirinhas, tema da noite de terça do ano anterior e com o mesmo carro só que com modificações adequadas a temática infantil.
    Na terça - feira, a grande noite. O Ride com seu "Rei Salomão e Rainha de Sabá" arrasou. Predominou as cores oficiais do bloco e as fantasias e alegorias, refletiam luxo, bom gosto e o acabamento dos carros fizeram a diferença. Os Democráticos, com o tema " O Sonho Azul de Semíramis", provocou um forte impacto visual com as cores azul e branco e os efeitos provocados pelos adereços de mão trazidos pelos rapazes. Um belo carro representando o trono de Semíramis encerrava mais uma bela apresentação do tradicional bloco.

    ResponderExcluir
  2. Continuação do texto

    1980
    A mesma estrutura de apresentações de 1979 foi mantida para 1980, ano dos 45 anos do bloco em preto e branco. Duas noites adultas: domingo e terça e na segunda, a noite infantil.
    No domingo, o Ride com o tema "Festa Oriental" ( Noite Japonesa), mostrou todo o seu potencial, tendo no carro um dragão que soltava fumaça um fechamento espetacular. O Demo, com colombinas e pierrôs em uma noite em Veneza, mostrou uma mimosidade encantadora. O carro representando Veneza foi para lá de formidável.
    A noite infantil sofreu com a chuva forte. O Ride arriscou com suas "sinhazinhas e moleques de Debret", a chuva não esperou e acompanhou a apresentação. Uma apresentação luxuosíssima. As crianças democráticas desfilaram na terça, na parte da tarde. Com o tema "Peter Pan", encantou pela criatividade e o navio do Capitão Gancho.
    Na terça, o Ride com o tema "Rei Sol e Rainha Aurora" ( Arco - Íris), trouxe o que talvez seja uma das suas mais espetaculares apresentações. Um luxo, um glamour, fantasias de beleza e bom gosto extremos, um colorido de provocar delírio e suspiro. Alegorias simples, mas bem acabadas, compostas de destaques de beleza sem igual envolvidas num efeito visual de cores alucinantes. Os Democráticos apostaram no tema " Atlântida, o continente submerso. Um espetacular mar rosa e azul desceu o morro encantando a todos e um fechamento sem igual: um carro com uma concha em movimentos de translação e rotação acompanhada por dois golfinhos suspensos no ar, truque esse que a todos intrigou.
    1981
    A apresentação exclusiva do Ride trouxe novidades: o fim da noite temática adulta de domingo. Sendo essa substituída pela criação do blocão do Ride e uma das melhores apresentações infantis do bloco. Os palhacinhos siderais. Tudo estava perfeito. A mistura de espaço sideral e palhaços deu muito certo.
    Na terça, o tema "Zeus e Afrodite" (Noite Grega) mostrou beleza,luxo e bom gosto. Memorável!!!!!!!!!
    1982
    Mais uma apresentação exclusiva do Ride, tendo como destaque a noite de terça, onde coloridas rumbeiras contornaram a praça. Essa apresentação mostrou toda a criatividade dessa agremiação que transformou as fantasias de 1980 em deslumbrantes rumbeiras em 1982.
    Obs: A parte II dessa história começa em 1983, com o retorno dos Democráticos reascendendo a velha rivalidade. Grandes momentos carnavalescos iriam ser escritos na praça Santa Rita por esses dois blocos, símbolos máximos da cultura da cidade.
    Prof. Anderson ( Professor de História e Historiador)



    ResponderExcluir
  3. Em 1978 foi aoresentacao exclusiva do Democraticos esta errado o texto

    ResponderExcluir