terça-feira, 30 de abril de 2013

JOGO DOS ANOS 70 - FRONT DE ESTRELA - PARTE 55


TÁ LEMBRADO !!!

Jogos dos anos 70

Lançado em 1974 pela Estrela.


     Front foi um jogo de tabuleiro lançado pela Estrela em 1974, posteriormente substituído pelo nome de Combate.     
    É um jogo praticado por duas pessoas em que o objetivo é capturar a bandeira adversária.

Tabuleiro:
     É um quadriculado com dez casas na horizontal por dez casas na vertical. Existem dois lagos que ocupam 4 casas cada um. O espaço para cada jogador organizar o seu exército de 40 peças é de 10x4 casas.




Peças
     Existem dois tipos de peças: As móveis e as imóveis.
     Os exércitos eram distintos pelas cores azul e vermelho. As peças tinham suas insígnias em baixo relevo e pintadas em prata. 
     As imóveis são uma bandeira e seis bombas.
     A bandeira deve ficar escondida, pois quando é capturada pelo adversário, o jogo acaba e o que teve sua bandeira capturada perde.
     As bombas são peças que derrotam qualquer outra, com exceção do cabo-armeiro. Não pode mexer as mesmas.
     As peças móveis eram usadas para invadir o território adversário, derrotar suas peças e capturar a bandeira, sendo esta, o objetivo do jogo. Cada uma tem um número, que representa seu poder. Quanto maior o número, mais forte é.


     - Um espião (nivel 1), é a única peça que pode derrotar o marechal.
     - Oito soldados (nivel 2), que podem mover mais de uma casa por vez, a corrida. Um soldado não pode correr e atacar na mesma vez.
     - Cinco cabos-armeiros (nivel 3), que podem desarmar as bombas.
     - Quatro sargentos (nivel 4).
     - Quatro tenentes (nivel 5).
     - Quatro capitães (nivel 6).
     - Três majores (nivel 7).
     - Dois coronéis (nivel 8).
     - Um general (nivel 9).
     - Um marechal (nivel 10), que pode ser morto pelo espião.
     O espião é a peça mais fraca do jogo, no nível 1, e o marechal a mais forte, no nível 10. Se um espião atacar um marechal, este morre, mas se o contrário acontecer, um espião for atacado por um marechal, é aquele que morre. Ou seja, entre o espião e o marechal, o que atacar vence.



O objetivo
     Cada uma comanda seu exército, que tem por objetivo capturar a bandeira do exército inimigo. Uma outra forma de vencer é deixando o adversário sem movimentos legais (derrotando todas as suas peças móveis, por exemplo).


FRED CUNHA NEWS


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