quinta-feira, 21 de maio de 2015

SÍMBOLOS MUNICIPAIS - A HISTÓRIA DA NOSSA BANDEIRA ATUAL - Santa Rita do Sapucaí - MG - PARTE 1





BANDEIRA DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ 


     Em 1975, ano do sesquicentenário da fundação de Santa Rita do Sapucaí (150 anos), o então prefeito Capitão Paulo Cunha Azevedo abriu um concurso para escolher o emblema que seria usado como símbolo do município em nossa bandeira.

     O símbolo seria escolhido por uma comissão designada pelo Sr. Prefeito. Foi então criado e desenhado pelo prof. Waldemar Figueiredo, professor de desenho do I.M.E.E. (Instituto Moderno de Educação e Ensino) nos anos 1934/1940. 

     O Professor Waldemar gostava muito de Santa Rita e nos deixou esse desenho que relembra a fundação em 1825 (3 anos após a proclamação da Independência). Colocando sobre os dizeres ANGULUS RIDET - "Cantinho Risonho" a coroa que lembrou a origem desta cidade ainda no Império (a Coroa é o Símbolo da Monarquia).

     Os Ramos de café com seus frutos vermelhos (maduros) e folhas verdes lembra o produto que fez este município crescer e resistir a todas as crises. O Ramo que está ao centro da bandeira é um ramo de fumo, outra grande produção do município do século passado e início deste século.

     As Cores são as do Pavilhão Nacional. Depois de escolhido o emblema, a bandeira foi criada por decreto assinado pelo Sr. Prefeito em 1975.



     "Uma curiosidade é que o desenho do brasão é errôneo de acordo com as normas, pois a coroa dourada é destinada apenas as capitais brasileiras, o correto seria que esse brasão tivesse a coroa em cor prata, que é a cor definida para as cidades não-capitais."
Carlos Eduardo Seguro Koleski


FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário