sexta-feira, 22 de agosto de 2014

BRINQUEDOS DOS ANOS 80 - BONECAS E BONECOS - PARTE 1


TÁ LEMBRADO !!!
Bonecas dos anos 80

FOFÃO
Lançado nos anos 80 pela Mimo


Fofão é um ser alienígena oriundo de um planeta chamado "Fofolândia". No programa Balão Mágico, da Rede Globo, Fofão fez sua primeira aparição em 1983. Inicialmente, não falava, apenas emitia sons que eram interpretados por Simony. Com o sucesso do personagem, que cada vez ganhava espaço no programa, Orival Pessini criou o boneco Fofão.



É o brinquedo mais popular da história do Brasil. Foram vendidos 2,5 milhões de bonecos, marca que ainda não foi batida por nenhum outro brinquedo. E uma lenda urbana dizia que o boneco escondia uma faca ou uma adaga ou uma vela negra em seu interior . Foram tantas versões sobre o assunto que até falaram que parecia com a Caixa de Pandora.




BARBIE
 Lançada no Brasil em 1982 pela Estrela.

     A boneca de 29cm completará 54 anos no dia 9 de março de 2013. Nestas cinco décadas, teve diversos pápeis, de astronauta a candidata à presidência dos Estados Unidos. Criticada por suas medidas inatingíveis, mas adorada por crianças (e adultos) de todo o mundo. 

     A Barbie foi criada por Ruth Handler, que morreu em 2002 aos 85 anos, e seu marido Elliot, fundadores da empresa de brinquedos Mattel, em 1959, nos Estados Unidos. A inspiração veio da filha do casal, Barbara (ainda viva), que brincava de trocar roupas em um boneco de papel. A silhueta da Barbie foi desenhada por Jack Ryan.

     O nome completo da boneca Barbie, a primeira com forma adulta do mundo, é Barbara Milicent Roberts. Ela é de Willows e estudou na Willows High School. Ao longo do tempo, os membros da família foram lançados e atualmente Barbie tem seis irmãos: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999). Durante as cinco décadas, Barbie já teve mais de 40 animais de estimação. Além de gatos e cachorros, já foi dona de cavalos, um urso panda, um filhote de leão e uma zebra.

      A boneca foi lançada oficialmente no dia 9 de março de 1959, numa feira de brinquedos na cidade de Nova York ao preço de 3 dólares cada.





Comercial de lançamento da coleção 1983

     Barbie literalmente aterrizou por aqui em 1982. Os mais velhos devem lembrar do comercial de lançamento, onde uma Barbie vestida de vermelho descia as escadas de um avisão acenando para o público. Aliás, esse era um dos principais destaques da boneca, poder mexer os braços por intermédio de um mecanismo acionado por um botão nas costas, característica que permaneceu até 1985.

     A cada ano a Estrela lançava uma nova coleção, sendo que algumas originais, outras baseadas nas versões que chegavam ao mercado americano. As barbies brasileiras se tornaram famosas, e rapidamente viraram objeto de desejo de diversos colecionadores pelo mundo. A Mattel, vendo que perdia dinheiro por causa da licença, resolveu romper o contrato com a Estrela e passar ela mesma a vender a boneca aqui no Brasil. Isso gerou uma grande batalha judicial, onde a empresa brasileira saiu perdedora.

FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário