sábado, 9 de setembro de 2017

BRINQUEDOS DOS ANOS 70 - JOGO DE TABULEIRO - PARTE 1


TÁ LEMBRADO !!!
Jogos dos anos 70
DETETIVE - WAR - FRONT


Front
Lançado em 1974 pela Estrela.


     Front foi um jogo de tabuleiro lançado pela Estrela em 1974, posteriormente substituído pelo nome de Combate.     
    É um jogo praticado por duas pessoas em que o objetivo é capturar a bandeira adversária.


CLIQUE AQUI para mais informações deste jogo e de outros
BRINQUEDOS DOS ANOS 70 - JOGO DE TABULEIRO - PARTE 1


Tabuleiro
     É um quadriculado com dez casas na horizontal por dez casas na vertical. Existem dois lagos que ocupam 4 casas cada um. O espaço para cada jogador organizar o seu exército de 40 peças é de 10x4 casas.


Peças
     Existem dois tipos de peças: As móveis e as imóveis.
     Os exércitos eram distintos pelas cores azul e vermelho. As peças tinham suas insígnias em baixo relevo e pintadas em prata. 
     As imóveis são uma bandeira e seis bombas.
     A bandeira deve ficar escondida, pois quando é capturada pelo adversário, o jogo acaba e o que teve sua bandeira capturada perde.
     As bombas são peças que derrotam qualquer outra, com exceção do cabo-armeiro. Não pode mexer as mesmas.
     As peças móveis eram usadas para invadir o território adversário, derrotar suas peças e capturar a bandeira, sendo esta, o objetivo do jogo. Cada uma tem um número, que representa seu poder. Quanto maior o número, mais forte é.








     - Um espião (nivel 1), é a única peça que pode derrotar o marechal.
     - Oito soldados (nivel 2), que podem mover mais de uma casa por vez, a corrida. Um soldado não pode correr e atacar na mesma vez.
     - Cinco cabos-armeiros (nivel 3), que podem desarmar as bombas.
     - Quatro sargentos (nivel 4).
     - Quatro tenentes (nivel 5).
     - Quatro capitães (nivel 6).
     - Três majores (nivel 7).
     - Dois coronéis (nivel 8).
     - Um general (nivel 9).
     - Um marechal (nivel 10), que pode ser morto pelo espião.
     O espião é a peça mais fraca do jogo, no nível 1, e o marechal a mais forte, no nível 10. Se um espião atacar um marechal, este morre, mas se o contrário acontecer, um espião for atacado por um marechal, é aquele que morre. Ou seja, entre o espião e o marechal, o que atacar vence.



O objetivo
     Cada uma comanda seu exército, que tem por objetivo capturar a bandeira do exército inimigo. Uma outra forma de vencer é deixando o adversário sem movimentos legais (derrotando todas as suas peças móveis, por exemplo).






WAR
Lançado no Brasil ano de 1972 pela Grow



     O melhor jogo de estratégia de todos os tempos. Com War, uma batalha nunca é igual a outra, e cada jogador precisa usar toda sua inteligência e astúcia para derrotar seus adversários e conquistar territórios e continentes.


-Faixa etária: a partir de 10 anos
-Número de jogadores: 3 a 6




Regras
     O jogo é disputado com um mapa do mundo dividido em 6 regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com um determinado objetivo e quem completar primeiro o seu e declará-lo cumprido é o vencedor.

     É disputado em rodadas, nas quais os participantes colocam exércitos (as bolinhas menores, vistas nas imagens abaixo) e atacam outros oponentes.

     Uma partida pode durar várias horas, com disputas, regidas pela estratégia dos jogadores e pela sorte lançada pelos dados.






DETETIVE 
Lançado em 1977 no Brasil pela Estrela


     Em 1977, o jogo chegou ao Brasil através da Estrela com o nome de Detetive e se tornou parte do imaginário de muitas crianças e adolescentes desde então.

     O jogo é desenvolvido sobre um tabuleiro que simula uma mansão, com vários cômodos e vários objetos. O objetivo é descobrir qual dentre seis suspeitos, qual dentre seis armas e qual dentre nove aposentos estão envolvidos em um crime de assassinato.

     No início do jogo, três cartas são escolhidas aleatoriamente e depositadas dentro de um envelope, para que ninguém as veja. Tais cartas — um suspeito, uma arma e um cômodo da mansão — revelam, respectivamente, a identidade do assassino, o objeto usado no crime e o local onde ocorrera o assassinato. As demais cartas são distribuídas aos participantes.




 caixa do jogo

     O objetivo é encontrar a solução do crime, isto é, descobrir as cartas contidas no envelope. São 6 suspeitos, 6 armas e 9 locais, conferindo 324 possibilidades distintas de crime. No decorrer do jogo, um jogador por vez deve sugerir quais seriam as três cartas do envelope. Os demais participantes deverão contradizer o palpite, exibindo alguma carta que seja parte do palpite, comprovando que a mesma não se encontra no envelope. A carta deve ser mostrada apenas àquele que palpitou.


     Após suspeitar ter desvendado o crime, o jogador faz uma acusação, no qual cita em definitivo quem é o assassino, com qual objeto matou, e em qual cômodo da mansão houve o assassinato. O próprio acusador verifica as cartas do envelope, em segredo. Caso tenha acertado, é declarado vencedor do jogo. Em caso de erro, o jogador é eliminado, podendo apenas desmentir o palpite.





CLIQUE AQUI para ir para a página inicial do
FRED CUNHA NEWS

Um comentário:

  1. você sabe onde posso encontrar o tabuleiro pra vender?eu tenho apenas as peças falta o tabuleiro

    ResponderExcluir