domingo, 10 de julho de 2016

MOTOS DOS ANOS 80 - PARTE 3 - DT 180 TRAIL


YAMAHA
DT 180 TRAIL  

Fabricada de outubro de 1981 a dezembro de 1983

     O mercado brasileiro ainda não oferecia uma genuína moto fora de estrada, até que em outubro de 1981 foi lançada a Yamaha DT 180 Trail.

     A Yamaha apostou no segmento trail e par isso apresentou, na ocasião, grandes novidades no lançamento da DT 180.

     A DT 180 possuía parte ciclística apropriada ao uso fora-de-estrada. Quadro, suspensão traseira (monomola, ainda com balança de seção circular e amortecedor inclinado sob o tanque), roda dianteira de 21 pol e traseira de 18 pol, com pneus Pirelli de uso misto, compunham um conjunto robusto e relativamente apto a incursões pelas trilhas.

O desenho era esguio e moderno para a época, com farol e luzes de direção redondos, pára-lamas de plástico maleável bem distantes das rodas e as importantes “sanfonas” para proteção do garfo contra poeira. A tubulação de escapamento passava por regiões elevadas, cuidado importante na travessia de riachos e trechos alagados.







O guidão alto, largo e reforçado permitia boa posição de pilotar e controle adequado da moto de apenas 102 kg, pouco mais que uma RX 125. Junto ao punho direito vinha o botão corta-corrente, para desligar o motor em emergências, e no painel, a novidade da luz-piloto para indicar o baixo nível de óleo dois-tempos no reservatório.Os apoios dos pés eram retráteis, para evitar danos em tombos, mesma precaução presente nas luzes de direção com suportes flexíveis.

Especificações Técnicas:
- Motor: Monocilindrico de dois tempos, refrigerado a ar com Torque Induction e sistema YEIS (Energy Induction), partida por pedal, ignição eletrônica, lubrificação automática por bomba (Autolube)
- Cilindrada: 176 cm³
- Potência: 16,6 HP a 7.000 rpm
- Transmissão: Cinco marchas
- Peso: 102 Kg
- Capacidade do tanque de combustível: 9,0 litros - autonomia de 180 Km com 20% de margem de segurança
- Sistema elétrico: 6 volts com magneto, bateria de 6V x 6A
- Velocidade máxima: não chegava a 110 km/h

- Cores: Vermelha, preta e branca
 










FRED CUNHA NEWS

3 comentários:

  1. E assim começou a história das traill's no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. procuro o comercial de tv da DT 180 era assim:
    Yamaha , aventura de ser
    Yamaha, excitante e prazer
    Yamaha, o seu jeito de ir.

    ResponderExcluir