terça-feira, 14 de junho de 2016

CARROS DOS ANOS 60 - VOLKSWAGEN SEDAN (FUSCA) 1961


FUSCA 1961


História do Fusca. A História de um Símbolo.
    O Volkswagen Sedan é um daqueles automóveis que dificilmente passam sem despertar uma emoção - seja paixão ou até ódio.
Para alguns um projeto arcaico, para outros um projeto eterno, feito pra durar; o Fusca, feito a principio à pedido de Hitler a Ferdinand Porsche, o velho "beetle" foi nomeado Volkswagen que provem do idioma alemão e seu significado é "Carro do Povo". Depois foi nomeado "Volkswagen Sedan", e partindo de um apelido nascido no Brasil, acabou sendo nomeado oficialmente aqui no Brasil como "Fusca".

COMERCIAL DO FUSCA 1961






     Em 1961 no segundo   semestre, o sistema de  sinaleiros (pisca-pisca) deixa de ser uma barra na coluna lateral central (também chamada de bananinha) para as lanternas traseiras, juntamente com as luzes de freio. O câmbio deixa de "seco" para ter as quatro marchas sincronizadas, o mesmo que existe até hoje. O painel recebia marcador de combustível e a famosa alça de apoio para o passageiro.


Ficha técnica:

     Motor traseiro, quatro cilindros horizontais opostos, a quatro tempos com 1.192 cm³, com 36 HP
     Transmissão do grupo motopropulsor traseiro, embreagem por monodisco sêco, com cambio de 4 marchas sincronizadas e marcha-à-ré.


Estética:
     O traçado de suas linhas eram avançadas para a época em que foi lançado, obedeceu as exigências do aerodinamismo e da funcionalidade.






Acabamento:
     Os cromados são satisfatórios na aparência e na qualidade,seis cores disponíveis, sendo os estofamentos impecáveis, mas as forrações deixam a desejar. No geral apresenta bom acabamento.

Interior:

     O aspecto interno da cabine é bastante agradável. Possui um painel simples e funcional, um porta-luvas amplo e um cinzeiro central tipo gaveta. Sob o painel situa-se a garrafa plastica do lavador de pára-brisas (manual).Possui um estofamento plástico e forrações da porta em plástico gomado.

Instrumentos:
     Se resumem em dois mostradores, um grande circular para o velocímetro, odômetro e luzes de advertência; outro menor, quadrado para o marcador de gasolina. 

Consumo:
     Cidade  (velocidade média 15km/h): 6,7 km/litro
     Asfalto ( Velocidade média 80km/h): 13,42)

Aceleração: 0 a 100 km/l: 39,44 seg

Peso líquido: 744 kg

Velocidade máxima: 112 km/h.





FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário