domingo, 18 de setembro de 2016

MÁQUINA DO TEMPO - PRODUTOS DOS ANOS 80 - ÁUDIOS



TÁ LEMBRADO ???

CDP- 101 Sony (1982) - DISCMAN D-50 SONY (1984)  - MICRO SYSTEM AIKO S-3000 (1982)


CDP-101
Lançado em outubro de 1982 pela Sony

     Apesar de já ter sido mais relevante no mercado, o CD, que transformou o vinil em material de colecionador, completa 34 anos, desde que, pelas mãos da Sony e da Philips, fez uma verdadeira revolução digital na indústria fonográfica.

     No dia 1º de outubro de 1982 saía à venda no Japão o primeiro reprodutor comercial de discos compactos, o CDP-101, um aparelho que custava cerca de R$ 4,3 mil, pesava nada menos que 7,6 quilos e tinha uma denominação ("101") em homenagem ao sistema digital binário de zeros e uns.

     A outra característica marcante da Sony CDP-101 foi que ele foi construído como um tanque, tinha um chassi de metal sturday e arma fáscia de metal pollished e parecia pesar uma tonelada, em parte ajudada por um grande transformador e dissipador de calor na parte de trás.
    Os botões de painel frontal tinha um adorável toque macio, era a engenharia japonesa e atenção aos detalhes no seu melhor?


CLIQUE AQUI para mais informações de outros
PRODUTOS DOS ANOS 80 - ÁUDIOS




DISCMAN D-50
Lançado em 1984 pela Sony

     Discman foi o nome dado pela Sony ao primeiro leitor de CD´s portátil, o D-50, entrando no mercado para substituir o walkman. O produto foi lançado em 1984. No começo de sua vida útil obteve bastante sucesso, mesmo com seu preço de venda sendo muito alto ( era possível comprar um aparelho de CD doméstico comum pagando o mesmo preço), portanto era um artigo de luxo. 

As Fragilidades
     Um fator que prejudicou o seu prestígio foi o grande consumo de pilhas que ele requeria, e a primeira versão do aparelho era grande e pesada.



     Esses leitores de CD eram altamente vulneráveis e suscetíveis a falhar a reprodução pelo impacto nos seus primeiros dias. Com o D-50 não foi diferente e o primeiro CD portátil da Sony estava exposto a estas fragilidades, pois os usuários tinham que andar com muito cuidado para não prejudicar o aparelho, correr e outras atividades similares, era impossível.





MICRO SYSTEM AIKO S-3000 
Lançado em 1982 pela Evadin


     Micro Sistem Aiko S 3000 da Evadin, tradicional empresa japonesa que produzia produtos de excelente qualidade técnica ao lado de dezenas de outras marcas que também operavam no Brasil.




     Trata-se do primeiro conjunto de som modular, composto por um receiver – sintonizador digital – um tape deck – toca-fitas e gravador - e um amplificador que juntos formavam o belo equipamento de altíssima qualidade, inovador para a época, além de um visual muito bonito pelo aço escovado que estampava no painel frontal de cada um de seus módulos.



     Mesmo tratando-se de um produto fabricado em meados dos anos 80, o produto resistiu ao tempo, e hoje, faz parte da coleção de muitos apaixonados por áudio, retrato de uma época cuja tecnologia apresentava certo “romantismo”, construindo produtos feitos para durar.






FRED CUNHA NEWS

6 comentários:

  1. esse som foi d + eu tive 1 e d hora....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive um desse e muitíssimo bom quero comprar um desse completo em bom estado

      Excluir
  2. Olha, ainda tenho o meu em funcionamento, comprei de segunda (ou terceira) mão no início dos anos 1990.
    Não tá zero, mas tá funcionando que é uma beleza!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ! O ANO É DE 1983 (FOI LANÇADO) EU TIVE UM DESSE, CONSEGUI COMPRA NO ANO DE 1985 AQUI EM MACEIÓ NAS LOJAS PERNAMBUCANAS. E O POLYVOX PA850. MUITO BOM TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um aparelho desse pra vender. funciona tudo mas não tem as caixas de som. barato pra desocupar espaço. Interessados mandem um zap (31) 98723.1966 Dionisio Cavalcante. Belo Horizonte MG.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Uso um aparelho desse em meu Home Studio em questão de frequência e ótimo!
    não deixa a desejar, tem uma boa resposta nas mixagens!

    ResponderExcluir