sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

MÁQUINA DO TEMPO - MOTOS DOS ANOS 70 - YAMAHA RD 350 (VIÚVA NEGRA) - 1974


A viúva Negra

     Era assim chamada uma motocicleta que chegou aqui ao Brasil em 1974 importada do Japão; a Yamaha RD350.

O mito. O absurdo.
     Seu peso/potência acima dos 5.000 giros tinham uma relação fora dos propósitos de segurança da época. A tecnologia usada em seu motor bi-cilíndrico superava qualquer sonho de piloto de corridas daqueles saudosos anos “dourados”. Eram exatamente 347cc, com 140 quilos de peso, cambio de seis marchas e uma tremenda arrancada. Seus freios a tambor eram ineficientes para tanta força e velocidade. 
   





O primeiro modelo RD 350, lançado em 1974 no Brasil, já trazia o temperamento agressivo que faria sua fama por duas décadas. O motor de dois cilindros a dois tempos desenvolvia 39 cv a 7.500 rpm




     Seu ronco estridente ficou conhecido por muita gente, mesmo por aqueles que não tinham adoração por motocicletas, que o escutavam nas madrugadas, cortando o silêncio. Ela foi a responsável por inúmeros acidentes, muitos fatais, resultado de exageros daqueles que tentavam tirar o máximo de sua esportividade.





De olho no conta-giros: em aceleração total, o motor era fraco em baixas rotações mas ganhava um surto de potência quando o ponteiro chegava a 5.000 rpm






     Além daquele guidão Tomazelli (parte das customizações que eram feitas na época), que a deixavam com uma aparência agressiva, tinha também o charme de se dar a partida no pedal (elétrica nem pensar), esses e outros inúmeros detalhes faziam parte marcantes da cobiçada “viúva negra”.
Verdadeiro “status” de coragem era pilotar esse mito,   que até hoje causa saudades nos mais apaixonados por motocicletas e velocidade, quando se lembram daquele cheiro de óleo 2 tempos queimando e daquela fumaceira que saía do escapamento.

CELSO MIRANDA APRESENTA A VIÚVA NEGRA, A CLÁSSICA YAMAHA RD 350
Para quem curti , vale a pena assistir ao vídeo !!!
 

FRED CUNHA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário