sexta-feira, 22 de julho de 2016

BRINQUEDOS DOS ANOS 80 - JOGOS ELETRÔNICOS

TÁ LEMBRADO ???

Jogos Eletrônicos dos Anos 80
PENSE BEM ( Tec Toy) - MERLIN (Estrela) - GENIUS (Estrela)



PENSE BEM
Lançado em 1988 pela Tec Toy

     ''Muito mais do que um brinquedo, quase um computador''. 
     De fato, pode-se dizer que este brinquedo foi um dos primeiros ''notebooks'' da história pelo seu visual, que lembra um pouco os ''notes'' de hoje. Era recomendável para meninos e meninas a partir dos 6 anos de idade e vinha com 10 jogos, com temas variados, desde matemática até música. Era um teste conhecimentos gerais, com perguntas difíceis e desafiantes para seus jogadores, acompanhado de um livro de atividades ''programadas'', ricamente ilustrado e totalmente colorido.  Em algumas versões, vinha um personagem infantil famoso: Tio Patinhas, Pato Donald, Turma da Mônica e até o Sonic. 

     O Pense Bem tinha um teclado com 32 botões sensíveis ao toque e um pequeno display digital alfanumérico, que era iluminado na cor vermelha. Funcionava com 6 pilhas médias (que duravam cerca de 6 horas) ou com um adaptador AC.

     O brinquedo trazia alguns games na memória, como os desafios matemáticos, onde uma expressão algébrica era mostrada no display e o jogador deveria adivinhar o resultado, e o siga-me – uma versão adaptada do brinquedo Genius –, onde a capacidade de memória do usuário era testada por meio de uma sequência sonora e numérica que se repetia e adicionava um elemento a cada rodada.

     A principal atração do Pense Bem eram os livros de atividades interativas. Com vários temas diferentes, eles eram comprados separadamente e traziam várias perguntas com alternativas para o jogador. Ao final de cada livro, o Pense Bem apresentava, no display, a quantidade de erros e acertos computada. Um código na abertura da capa de cada livro deveria ser digitado no brinquedo para programá-lo com as respostas certas.

     
     Em sua época de lançamento (1988), o aparelho foi eleito o brinquedo do ano, vendeu milhares de unidades e se tornou um dos mais desejados brinquedos da década.



FRED CUNHA NEWS


CLIQUE AQUI para ver mais dos
BRINQUEDOS DOS ANOS 80 - JOGOS ELETRÔNICOS


Merlin  - Estrela
lançado em 1981
     O Merlin foi um brinquedo fabricado no Brasil pela Estrela, sob licença da empresa Parker Brothers.

     Era um painel vermelho com botões com o formato de um telefone sem fio, que era uma espécie de mini computador.
Continha seis jogos:
1- Jogo da velha
2- Máquina musical
3- Eco
4- Faça 13 (um jogo como Vinte e Um ou Sete e Meio)
5- Quadrado mágico
6- Código Secreto: o objetivo era descobrir um número com vários dígitos, a cada tentativa era informado quantos dígitos estavam corretos e nas posição corretas e quantos estavam corretos mas na posições incorretas.
    
 Todos os jogos tinham nove níveis de dificuldade.

     Foi bem vendido, porque praticamente não havia concorrentes.








FRED CUNHA NEWS





GENIUS (ESTRELA)
Lançado em 1980

     Genius era um brinquedo muito popular na década de 1980 e que buscava estimular a memorização de cores e sons. Lançado em 1980 pela Estrela foi o primeiro jogo eletrônico vendido no Brasil


     Com um formato semelhante a um OVNI, possuía botões coloridos que emitiam sons harmônicos e se iluminavam em seqüência. Cabia aos jogadores repetir o processo sem errar. 








Tinha 3 jogos: 
1 - Repita a seqüência
2 - Crie sua própria seqüência
3 - Repita a seqüência, agora apertando somente uma cor



     Foi um verdadeiro fenômeno de vendas no qual não só as crianças podiam brincar , mas a família toda poderia jogar junto!





FRED CUNHA NEWS

Um comentário:

  1. A estrela acaba de relançar esse maravilhoso brinquedo e eu com meus 38 anos acabei comprando.

    ResponderExcluir