sexta-feira, 29 de julho de 2016

MÁQUINA DO TEMPO - PRODUTOS DOS ANOS 90 - CELULARES



TÁ LEMBRADO !!!
Nokia 8210 (1999) -  MOTOROLA PT - 550 (1990) -  Star TAC (1996)


CELULAR NOKIA 8210
Lançado em 1999

     Em 1999, a Nokia lançava o Nokia 8210, que trazia como seu slogan "small is best" (menor é melhor, em tradução livre). Apesar do tamanho reduzido, o celular trazia diversas funções interessantes, tais como: mensagens de texto, discagem por voz e até mesmo mensagens com imagem (de baixa qualidade). Além disso, o aparelho possuía 35 toques diferentes para a escolha. Contudo o grande marco desse celular foi seu tamanho, que tornou ele um companheiro para todas as horas, afinal seu design permitia carregá-lo para todos os cantos.

   A memória do telefone pode armazenar até 250 nomes. O calendário pode armazenar até 50 notas.


     O telefone tem um recurso de discagem rápida no qual o usuário pode atribuir um nome a cada tecla do teclado (exceto a tecla que é usado para chamar o correio de voz ).  As chamadas discadas, recebidas e não atendidas são todas registradas e as chamadas podem ser desviadas.

     O telefone usa o SMS (Short Message Service) com a entrada de texto preditivo. As mensagens podem conter até 160 caracteres. O aparelhos podem enviar e receber mensagens multimídia  .



  O telefone inclui um infravermelho, porta no lado inferior esquerdo que pode ser usada para comunicar com um compatível PC ou impressora . Além disso, a porta de infravermelhos também pode ser usado para transferir os nomes e números de telefone ou de cartões de visita entre telefones compatíveis. Os dados são transferidos a 9.6 kilobits por segundo.


     O telefone pesa 79 g (com bateria de lítio ) e é 101,5 milímetros de comprimento, 44,5 milímetros de largura e 17,4 mm de espessura. O display  monocromático com iluminação verde . O teclado também é iluminado na cor verde  . O volume tem 10 níveis e é controlado através de um botão cinza no lado superior esquerdo do telefone.
- Autonomia conversação: 150 minutos
- Autonomia em standby :         200 horas

O telefone tem quatro jogos: Memória , Serpente , a lógica e a rotação.




FRED CUNHANEWS

CLIQUE AQUI  para ver mais APARELHOS CELULARES DOS ANOS 90 






MOTOROLA  PT- 550
1990
    Motorola PT-550 foi o primeiro celular comercializado no Brasil.

    Conhecido como ‘tijolão’, aparelho começou a ser vendido no país no ano de 1990, na cidade do Rio de Janeiro.

    Em cores cinza escuro ou claro, o PT-550 media 22,8 centímetros de altura e pesava 348 gramas. O visor mostrava sete números na cor verde e algumas mensagens do sistema em verde ou vermelho. A bateria permita até duas horas de ligação e 15 horas em stand-by.

    O aparelho tinha 12 botões padrões de números e sinais, e outros 10 botões, sendo oito logo abaixo dos números, com funções como ligar, desligar e rediscagem, e dois na lateral, para controlar o volume.

    Umas das inovações era a peça chamada ‘flip’, que protegia o teclado quando o celular estava fechado e cobria a boca do usuário no momento em que era utilizado.



FRED CUNHA NEWS




Celular Star TAC
1996


À época do seu lançamento, em 3 de janeiro de 1996, o celular era o menor e mais leve aparelho do mundo.


O visual dele foi inspirado nos comunicadores da série Star Trek, na década de 60. O nome era para ser uma homenagem à franquia, mas não houve acordo e, assim, surgiu o StarTAC.


Um dos primeiros celulares estilosos, que combinava leveza e dimensões enxutas, com funções básicas de um celular. E mesmo tendo sido lançado há mais de 16 anos, o StarTAC ainda é menor e mais leve que muitos celulares e smartphones por aí. Um verdadeiro clássico dos anos 90.







FRED CUNHA COSTA

3 comentários:

  1. Nunca tive, mas se conseguir um eu guado de lembrança!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um e deu um pani mas nao vejo a hora de arumar e vou consigui valeu abraços

    ResponderExcluir