segunda-feira, 6 de março de 2017

LIVRO DE RECEITAS - SOPAS - CANJIQUINHA COM COSTELINHA - PARTE 4




   

Receitas de Comida Mineira. A cozinha mineira encanta não somente porque é a mais característica do Brasil, mas sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheios de histórias próprias. São histórias bem brasileiras que remontam à época dos escravos, o ciclo do ouro, das pedras preciosas e que nos falam de cidades importantes como Ouro Preto, Diamantina, Sabará e outras, onde se escreveram muitas páginas da história brasileira.

     A Cozinha Mineira seduz principalmente pelos aromas. E eles nunca saem da memória de quem já sentiu a cálida presença no olfato de um lombinho crepitando no forno, de um feijãozinho imerso em temperos, do torresmo saltando em pururuca numa velha travessa de ferro, da lingüiça que toma forma com seu principal tempero, a paciência , e onde as panelas agüentam horas sobre o calor para que as carnes se impregnem de sabores e liberem os aromas que calam fundo na memória de alguém que, algum dia, caminhou displicentemente pelas ruas de uma cidade do interior mineiro.

 Chef Fernando Carneiro do restaurante Consulado Mineiro Cônego ensina como preparar uma deliciosa sopa de canjiquinha com costelinha para o inverno.

CLIQUE AQUI para saber os ingredientes, modo de preparo, rendimento e assistir ao vídeo do Chef Fernando Carneiro   





   
Ingredientes

250g de canjiquinha
500 g de costelinha de porco semipronta
2 litros de água
2 cebolas grandes cortadas em cubos
4 tomates sem pele
1 colher de café de urucum
2 colheres de alho batido com óleo
1 pitada de pimenta do reino
½ cálice de cachaça
Sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparo

     Lave a canjiquinha, misture em 1 litro de água fria e coloque para cozinhar em 1 litro de água quente por meia hora. Reserve.
     Refogue a costelinha, temperada e semipronta, com alho batido, tomate, cebola, urucum e cachaça.
     Misture a costelinha com a canjiquinha, uma pitada de pimenta do reino e sal a gosto, leve ao fogo brando por 20 minutos.
     Sirva com cheiro verde salpicado por cima.

Rendimento: 8 porções
Link: Uol/receitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário