terça-feira, 2 de maio de 2017

MÁQUINA DO TEMPO - PRODUTOS & IMAGENS DOS ANOS 80 - PARTE 16


Você Se Lembra !!!

Manias e promoções:

     Mini Garrafinhas e engradado da Coca Cola
 As mini garrafinhas , da Coca Cola foram lançadas mais de uma vez em épocas e contextos distintos. Elas foram lançadas pela primeira vez na década de 80 e nessa época bastava juntar seis tampinhas e trocar por uma mini garrafa, que vinha com um caramelo sem gosto dentro do recipiente.
     Após ter juntado as seis garrafinhas, todos queriam juntar mais tampinhas e trocar pelo engradado da marca, que suportava perfeitamente todas as seis garrafinhas.
      Depois foram  lançadas novamente por volta de 2004, desta vez eram de plásticos com várias cores e também desenhos e nessa época era necessário além das tampinhas levar uma pequena quantia nos postos de troca.

CLIQUE AQUI para ver mais fotos e informações da
MÁQUINA DO TEMPO - PRODUTOS & IMAGENS DOS ANOS 80 - PARTE 16

Ioiô da Coca Cola

     Era a febre das crianças. Principalmente os transparentes, os  super  .
Segundo o Almanaque Anos 80, a febre começou em 1982 e era necessário juntar 5 tampinhas do refrigerante, mais 350 cruzeiros para trocar pelo modelo Profissional, com as laterais brancas, ou 420 cruzeiros, pelo modelo Super, de laterais transparentes e coloridas, o mais cobiçado.
     As crianças perturbavam os pais pra que comprassem o tal io-io. Todo mundo na escola tinha um e ficava tentando fazer aquelas firulas na hora do recreio. Tinha a “cama de gato”, o “cachorrinho”, a “torre Eiffel”… Firula é que não faltava.





Galinha Maggi

     Um brinquedinho que fez muito sucesso. A Galinha Azul, na verdade, era brinde do caldo de galinha caipira da Maggi.
     Dentro dela, havia três ovinhos brancos e um azul que a bichinha “punha” quando lhe pressionassem o lombo.


Ploc Monsters com Transfix

     Ploc, era um chiclete duro pra caramba, mas vinha com figuras decalque e era isso que valia. 
     Ploc Monsters é uma coleção de figurinhas transfix (aquele tipo de figura que a gente raspa com a unha na parte de trás e o desenho fica na superfície escolhida), que originalmente era composta por 80 figurinhas, com desenhos divertidos de monstrinhos e cada um deles tinha um nome de pessoa (nome próprio), mas devido ao seu gigantesco sucesso de vendas, o número de figurinhas foi ampliado para 128, das quais metade era de figuras com nomes femininos e a outra metade com nomes masculinos, distribuídos da seguinte forma: números ímpares nomes femininos e números pares nomes masculinos.


Band-Aid do Dr. Dodói
Quebra Cabeça do Dr Dodói, brinde que vinha com o Band-Aid na década de 80!



Ping Pong coleção Futebol Cards
     Alguns fatos marcam profundamente nossa infância, ficam retidos na memória e sempre são recordados. No final da década de 1970, o chiclete Ping Pong lançou a coleção Futebol Cards, sendo 486 cartões individuais de jogadores de 22 clubes brasileiros.
     Era febre entre os meninos da época. Qualquer trocadinho conseguido, era logo direcionado para aquisição dos famosos cards.

     Na frente do card tinha a foto do jogador e atrás um descrição completa do Jogador .
     Interessante constatar que o chiclete e o card tinha o mesmo formato e tamanho, uma novidade pra quem estava acostumado com o formato tradicional dos chicletes da época.






Álbuns de figurinhas:
Para meninos
Ping Pong Espanha 82
     O Álbum  “Ping Pong - Espanha 1982” , dos chicletes Ping Pong marcou a década de 80, não somente pelo que representou para as crianças e adolescentes da época, mas também porque aqui vemos, defendendo a Seleção Canarinho, os grandes jogadores daquela Copa, que estavam em seu auge (casos de Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo, Valdir Peres, etc) e de outras seleções, como é o caso de Maradona (Argentina), Schumacher (Alemanha) e o famigerado Paolo Rossi (Itália).




Álbum Chapinhas de Ouro

    Esse era um álbum completamente inusitado lançado pela Editora Dimensão Cultural, pois não eram figurinhas e sim chapinhas redondas (metálicas mesmo), que colávamos no álbum e que ao completarmos ficava pesado que chegava a soltar as páginas. Lembro que tive que comprar outro álbum e arrancar as chapinhas para colar novamente no álbum novo.

 
    O interessante é que podíamos usar as chapinhas como enfeite no aro da bicicleta e as meninas faziam cinto e pulseiras das chapinhas. Existia a chapinha premiada que valia um chapão.


Chapão
   
Para Meninas
Álbum de Figurinhas Amar É... - Editora Abril, 1982.

Quem passou pela década de 80 deve lembrar  das frases que eram um mimo e davam charme aos desenhos do casal ... Foi uma grande mania colecionar as figurinhas do casal nudista, vale uma sessão nostalgia para a gente matar a saudade!




Album bem me quer 
     Quase todas as meninas que tinham entre 07 a 15 anos de idade eram apaixonadas por ele, muito graciosas, suas figurinhas e cheias de ternura e era impossível não colecionar.







Um comentário:

  1. Legal, tenho um album do Amar é , em que eram colados os plásticos das tampas de coca-cola. Época boa!!

    ResponderExcluir