quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CARROS DOS ANOS 70 - PASSAT TS - PARTE 2



PASSAT TS 
(linha 1976 a 1982)

Vídeo

História
      Em janeiro de 1976 a Volkswagen apresentava o tão esperado Passat TS, a beleza desuas linhas e os equipamentos esportivos nele inseridos fez com que rapidamente  setornasse um sonho e desejos dos jovens da época.


    O Passat TS vinha equipado com motor de 1.588cc com carburador de corpo duplo e 96cv de potência, suas arrancadas e retomadas mais rápidas e velocidade final estimada em 160 km/h fizeram com que em pegas com os famosos Opalas 6cc, Mavericks V8 e os Dodges V8 ficassem para trás até a troca da terceira marcha, isso aliado a sua estabilidade muito superior aos ícones de velocidade citados, tornou-se rapidamente um esportivo de raça, ainda mais, sendo um motor de quatro cilindradas.


     Sua aparência externa nos modelos de 1976 a 1978 se diferenciava das demais versões na grade dianteira com quatro faróis, faixas decorativas pretas com a sigla TS (Touring Sport), borrachões de proteção nos pára-choques, rodas de aço de 5 polegadas (nas demais versões eram 4,5 polegadas) e pneus radiais nas medidas 175/70 SR13 e opcionalmente o 175/70 HR13.


     Internamente continha um volante esportivo de três raios com o botão de buzina no centro com a sigla TS, o painel de instrumento a frente do motorista contava com velocímetro, nível de gasolina e temperatura e no centro um  conta giros e algumas luzes de advertência. No console mais três relógios sendo um de horas, voltímetro e pressão do óleo, além dos bancos reclináveis por catracas. Tinha ainda como opcional o ar condicionado. As versões dos anos de 1977 e 1978 se diferenciaram da de 1976 em pequenos detalhes de acabamento.




      Em 1979 ele ganhava sua primeira modificação sendo apenas no conjunto ótico, passando os faróis a serem retangulares e uma nova grade com filetes de alumínio no sentido horizontal. Novas laminas de pára-choque e ponteiras de plásticos marcavam uma nova linha de desing a ser contemplada em todas as versões, sendo que o TS vinha ainda com spoiler dianteiro na cor preto fosco, as antigas faixas decorativas com as iniciais TS deram lugar a uma pequena faixa adesiva na cor preto fosco sendo aplicada logo abaixo dos vidros laterais. Novos logotipos em plástico injetado e com as letras vermelhas foram colocados na grade dianteira, pára-lamas dianteiros e na tampa traseira.



Os modelos 1980, 1981 e 1982 se
diferenciaram apenas em detalhes  de grafismo no painel e tipo de revestimento da tapeçaria.


FRED CUNHA NEWS



Nenhum comentário:

Postar um comentário