terça-feira, 22 de setembro de 2015

SERIADO DOS ANOS 50 - RIN TIN TIN







    A série Lassie, que havia estreado em 1954,  já era um sucesso, quando Herbert B. Leonard decidiu produzir algo naquele formato para concorrer a série da collie, foi quando apareceu o quarto Rin Tin Tin da série de animais que fizeram sucesso em todo o mundo.
   Foi quando o personagem, através de outros animais, transferiu seu sucesso para a TV no canal americano ABC onde ganhou um seriado produzido pela Screen Gems, em preto e branco e apresentado originalmente nos Estados Unidos de 15 de outubro a 1954 a 8 de maio de 1959, num total de 164 episódios. Rin Tin Tin, com o apelido de Big Rin (Rin o Grande), encontrou um campo de ação ideal na televisão, com uma série de filmes televisivos que alcançaram êxito excepcional em todo o .
   A série de TV seguiu os cânones tradicionais do gênero western, com muita ação e impacto. Cada episódio durava três dias de filmagens. Segundo a lei americana não era permito que uma criança  trabalhasse mais de quatro horas diárias, com isso a produção enfrentava um grande problema já que a maior parte das cenas da série eram com o ator mirim Lee Aaker.
  No seriado, Rin Tin Tin foi interpretado por três cães, onde o mais conhecido deles era Júnior, responsável por todas a cenas gravadas com os atores. Júnior era o cão que aparecia publicamente e participava das seções de fotos,  mas os diretores tinha dificuldades de mantê-lo calmo em cenas onde ele teria que atuar ao lado de cavalos, a assim os produtores conseguiram um cão apenas para as cenas em que Rinty corria ao lado da cavalaria. O terceiro cão, chamado de Hey You, realizava as cenas de luta, mas não podia ser filmado em close pois tinha um problemas nos olhos.  

   A série As Aventuras de Rin Tin Tin durou cinco temporadas e teve 164 episódios, o suficiente para transformar o Rinty no pastor alemão mais famoso do mundo. Os atores passaram a se apresentar ao vivo por todo o país e o ator James L. Brown chegou a gravar três discos.
Em 1976 a série foi reprisada com James L. Brown apresentado os episódios.  O seriado ganhou nova versão em 1998. Nesse período, dezenas de cães protagonizaram o fiel amigo do Cabo Rusty.


   As Aventuras de Rin Tin Tin eram ambientadas na Segunda metade do século XIX, pouco depois de terminar a Guerra de Secessão; pois seus adversários eram bandidos, índios, ex-soldados sulistas dispersados e contrabandistas de whisky.
   A série As Aventuras de Rin Tin Tin contava a história do menino Rusty e seu cão que perdem suas famílias em um ataque dos índios Apaches. Eles são salvos pela patrulha do Tenente Rip Masters que decide mantê-los no Forte Apache sob sua tutela tornando Rusty o Cabo do Forte. A partir daí, o menino Rusty e seu cão Rin Tin Tin vivem várias aventuras ao lado da patrulha enfrentando bandidos e índios. Entre os militares tínhamos o atrapalhado Sargento O'Hara, o Cabo Boone, Major Swanson e o Coronel, interpretado por John Hoyt.


   No Brasil a primeira emissora a exibir o seriado foi a TV Record a partir de 1961, alcançando um enorme sucesso imediatamente e gerando o lançamento de produtos ligados à série como miniaturas e revistas e o famoso brinquedo Fort Apache. Por volta de 1966 a Tv Tupi adquiriu os direitos de transmissão do seriado, mas As Aventuras de Rin Tin Tin retornou à Record no final daquela década onde ficou até 1972.
   A série só retornou à televisão brasileira no início da década de 1980 pela Tv Bandeirantes, onde curiosamente a emissora inseriu um efeito sépia nas imagens para não transmitir um programa que fosse totalmente sem cores.
   Em 1996 As Aventuras de Rin Tin Tin foi reprisada pelo canal a cabo Warner que abriu as portas para seu retorno à TV Record, quando a emissora  decidiu colorizar e redublar Rin Tin Tin, mas não alcançou a audiência esperada.




FRED CUNHA NEWS




Nenhum comentário:

Postar um comentário